Página inicial > Últimas notícias Iporá > Instituto realiza Raio-X da Permanência até 31 de outubro
LEVANTAMENTO

Instituto realiza Raio-X da Permanência até 31 de outubro

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 14h41 | Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 14h01 | Acessos: 198

Pesquisa identificará fatores de evasão e retenção de estudantes para posteriores intervenções institucionais.

Para identificar os fatores de evasão e retenção de estudantes, o Instituto Federal Goiano promove o Raio-X da Permanência. Tratam-se de dois formulários de pesquisa, um voltado para servidores e outro para todos os estudantes matriculados (veja abaixo). Quem quiser contribuir tem até o dia 31 de outubro para responder.

Esse diagnóstico faz parte do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (Pepe) do IF Goiano, que tem o objetivo de promover ações de forma articulada entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Desde que esse levantamento periódico tem sido feito, por exemplo, a Instituição já promoveu a ampliação da oferta de bolsas e auxílios a estudantes, parcerias junto às administrações públicas municipais para oferta de transporte escolar e programa de auxílio transporte.

Outras medidas praticadas foram a revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos, buscando rever a carga horária excessiva e oferta de atividades de reforço de conteúdos e monitorias. Além do Raio-X, o Pepe promove estudos e eventos institucionais com vistas a apresentar dados e levantar propostas de intervenção.

O último deles foi o Dia D – Acesso, Permanência e Êxito, ocorrido no último dia 15 de setembro deste ano com atividades presenciais e on-line para se discutir a temática em toda a Instituição. Durante o evento houve o lançamento do livro Permanência e Êxito no IF Goiano: ações para intervenção e monitoramento da evasão e retenção, com relatos de ações desenvolvidas.

Evasão e Retenção – A evasão escolar ocorre quando o estudante deixa de frequentar as aulas e abandona o ano letivo. A retenção, por outro lado, é qualquer ocorrência durante o curso que impede o estudante de concluí-lo dentro do prazo previsto no projeto pedagógico como, por exemplo, a repetência escolar. Ambos são fenômenos que afetam todo o desenvolvimento da educação.

Servidor: clique aqui para responder

Estudante: clique aqui para responder

Acesse página do Plano Estratégico de Permanência e Êxito

Diretoria de Comunicação Social