Página inicial > Últimas notícias Iporá > Inscrições abertas para o Enem

Inscrições abertas para o Enem

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 11h58 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 08h28 | Acessos: 760

Nota do exame é utilizada por instituições como o IF Goiano para selecionar candidatos às vagas nos cursos superiores.

imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 20 de maio, pelo site do Inep.

Para se inscrever, o candidato precisa ter CPF próprio. A taxa de inscrição é de R$68, mas estão isentos aqueles que concluirão o ensino médio neste ano e estiverem matriculados na rede pública de educação. Para não-concluintes, a isenção pode ser solicitada mediante declaração de carência.

As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, no período da tarde. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e no segundo dia as questões serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.

Os candidatos que precisarem de atendimento específico no dia da prova devem indicar no momento da inscrição. Neste caso, entre os dias 1º e 8 de julho, o candidato deve enviar documento para comprovar sua condição, com nome completo, diagnóstico que motiva o pedido de atendimento especial, assinatura e número do registro do médico no CRM.

Diversas instituições de ensino, principalmente universidades e institutos federais, utilizam a nota do Enem em seus processos de seleção de alunos, tanto para o ensino superior quanto para o técnico.

A nota é usada também para classificar candidatos em programas para o ensino superior, como o Prouni, que oferece bolsa de estudos, o Fies, que financia o pagamento de mensalidades, e o Ciências sem Fronteiras, de bolsa de estudos para intercâmbios no exterior.

A nota no exame serve ainda para que maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio consigam a certificação, desde que alcancem o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

Desde 2014, o IF Goiano passou a utilizar a nota do Enem para selecionar os alunos para os cursos de graduação. Neste ano, serão oferecidas vagas tanto por meio do SiSU, quanto por meio de seu processo seletivo próprio, sendo que ambos usam a nota do exame para classificar os candidatos.

Assessoria de Comunicação Social com informações do Portal MEC