Página inicial > Últimas notícias Iporá > Equipe de Iporá realiza primeiro registro de software do IF Goiano

Equipe de Iporá realiza primeiro registro de software do IF Goiano

Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2016, 11h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 10h17 | Acessos: 2076

O programa é um jogo de computador para ensino de Química.

Tela do jogo para ensino da tabela periódica
imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou seu primeiro registro de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A invenção é um jogo didático para computador, resultado do trabalho de uma equipe de alunos e professores do Campus Iporá, em conjunto com uma professora do Instituto Federal de Goiás (IFG). O registro foi realizado na quarta-feira, 20.

O jogo é uma adaptação do clássico “tetris” para o ensino de Química. Em vez das peças tradicionais, o aluno joga com os elementos da tabela periódica que, conforme vão “caindo”, precisam ser direcionados para seu lugar correto na tabela. Como a posição na tabela está relacionada a características dos elementos, como massa e distribuição de elétrons, por exemplo, o jogo pode ajudar o aluno a aprender esses conteúdos.

O programa permite ainda que o professor seja uma espécie de administrador do jogo, pois ele pode acompanhar o desempenho de seus alunos. Os relatórios gerados pelo programa permitem identificar os principais problemas no desempenho dos estudantes e, com isso, intervir de forma mais eficaz nas estratégias de ensino.

A equipe multidisciplinar que desenvolveu o jogo é formada pelos professores do IF Goiano – Campus Iporá Alécio Rodrigues Nunes e Dylan Ávila Alves, de Química, pelos professores da área de Informática, Eliana Tiba e Maxwell Ferreira Grande, pela professora de Química do IFG, Kelly Rejane de Oliveira Araújo, além dos alunos do Campus Iporá Nadia Cristina Ferreira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Rita Ferreira Duarte, hoje formada em Licenciatura Química.

A ideia do jogo surgiu em 2013 e já havia sido premiada em 2014 na VI Semana de Química Prof. Dr. Fernando Petacci, promovida pela Universidade Federal de Goiás – Regional de Catalão. No ano passado, o jogo foi descrito em um artigo publicado na revista científica Sapiência: sociedade, saberes e práticas, da Universidade Estadual de Goiás.

Núcleo de Inovação Tecnológica

O registro de programa de computador é fundamental para comprovar a autoria de seu desenvolvimento. O processo de registro foi conduzido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Goiano, que trabalha incentivando depósitos de patentes, registro de marcas e outras atividades relacionadas à propriedade intelectual.

O órgão é previsto na lei 10.973/2004, regulamentada pelo Decreto 5.563/2005, e visa alcançar autonomia tecnológica e desenvolvimento do sistema produtivo do país.

Karen Terossi – Assessoria de Comunicação Social