Página inicial > Últimas notícias Iporá > Evento discute inclusão nas atividades de ensino

Evento discute inclusão nas atividades de ensino

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2016, 10h09 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 11h36 | Acessos: 811

Atividade foi organizada pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas.

imagem sem descrição.

Aconteceu na tarde de quinta-feira, 25, o 1º Encontro de Formação Continuada para a Inclusão do IF Goiano – Campus Iporá. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), com o objetivo de capacitar, promover a reflexão e trocar experiências sobre inclusão entre professores e alunos.

No início do evento, foram apresentadas as atribuições do Napne, um órgão de assessoramento na instituição, que não só atende diretamente pessoas com necessidades específicas, mas também busca sensibilizar e orientar a comunidade interna para o desenvolvimento de um ambiente mais inclusivo.

Para exemplificar o trabalho do Napne, foi relatado o caso de um estudante que, a partir do momento em que foi assistido de forma diferente pela equipe multiprofissional do Napne e professores, passou a mostrar resultados e avanços com relação ao ambiente educacional e social.

Em seguida, foram apresentados os conceitos de “educação especial”, aquela desenvolvida em instituições especializadas e exclusivas para o atendimento a pessoas com necessidades específicas, e “educação inclusiva”, que ocorre dentro de instituições de ensino regular, como o IF Goiano.

Na sequência, foi discutida a inclusão de pessoas surdas na instituição. As professoras Elisângela Leles Lamonier e Juliana do Nascimento Farias, ambas intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), falaram das dificuldades de comunicação e condições de atendimento ao surdo, assim como a importância do intérprete em sala de aula e da parceria com o professor.

Ao final, alguns professores apresentaram suas experiências com pessoas surdas em sala de aula. São professores que ministram disciplinas que, por princípio, os surdos apresentam mais dificuldades de compreender, como espanhol, matemática e linguagem de programação. Eles relataram que a adaptação das aulas criou relações de ensino-aprendizagem muito interessantes e até mesmo surpreendentes.

Acesse:
Álbum do encontro