Página inicial > Últimas notícias Iporá > Quinta-feira foi "dia de campo"

Quinta-feira foi "dia de campo"

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 11h34 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 10h00 | Acessos: 641

A última quinta-feira, 1º, foi dia de campo na Fazenda Escola do IF Goiano – Campus Iporá. Cerca de 300 pessoas, entre produtores e estudantes, participaram do evento, que tratou de bovinocultura, produção de abóbora e de milho.

imagem sem descrição.

O professor Eduardo Rodrigues de Carvalho coordenou a divulgação dos resultados parciais de uma pesquisa sobre nutrição de bovinos de corte em confinamento. A partir dos dados apresentados, o professor explicou que “o produtor poderá avaliar qual o grupo genético mais adequado à sua realidade e ao nível tecnologia de sua propriedade”. Além disso, foram apresentados dados sobre engorda de macho leiteiro, como alternativa para melhorar a renda de pequenos produtores.

Sob responsabilidade do veterinário e pesquisador Tiago do Prado Paim, foram divulgados também resultados de sua pesquisa sobre recria e terminação de novilhas em sistema de integração lavoura-pecuária. Segundo ele, “a recria geralmente não é considerada prioridade pelo produtor, mas é uma oportunidade interessante de geração de renda”, explica.

Por fim, o engenheiro agrônomo Estenio Moreira Alves, responsável por pesquisas com milho e abóbora, divulgou resultados que reforçam as possibilidades de lucro dessas culturas, ainda que realizadas em pequena escala. No caso do milho, foram discutidas também as possibilidades de utilização para recuperação de pastagens.

O evento contou com a presença do reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, e de pró-reitores da instituição.