Página inicial > Últimas notícias Iporá > IF Goiano implanta horta em escola municipal

IF Goiano implanta horta em escola municipal

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 09h22 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 17h46 | Acessos: 1163

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá promoveu, no último sábado, dia 3, um dia de campo na Escola Municipal “Valdivino Silva Ferreira”, onde é desenvolvido o projeto de extensão “Horta Escola”. A escola atende alunos do ensino fundamental, na faixa de 4 a 14 anos.

imagem sem descrição.

Por meio desse projeto, professores e estudantes dos cursos de Agronegócio e Agronomia do IF Goiano trabalharam na implantação de uma horta para ajudar na alimentação dos alunos da escola Valdivino Ferreira. De acordo com a professora Daline Bottega, uma das responsáveis pelo projeto, algumas pesquisas mostram que “quando a criança produz o alimento, ela tem mais vontade de comer, o que melhora sua alimentação, pois as hortaliças são muito nutritivas”.

A ideia do projeto partiu da diretora da escola, Sonia Luísa Santos Teles, que procurou a Gerência de Extensão do Campus Iporá. Segundo ela, “a escola tem um espaço grande que pode ser bem aproveitado e atende uma comunidade carente, o que torna esse projeto ainda mais relevante”. Ainda de acordo com ela, o excedente pode ser dividido com a comunidade, como já aconteceu na primeira colheita.

Segundo a professora Sílvia Sanielle, também responsável pelo projeto, em um primeiro momento professores e alunos do IF Goiano montaram os canteiros, fizeram a adubação e o transplantio das mudas. “Enquanto isso, os alunos da escola Valdivino Ferreira acompanhavam e aprendiam; agora eles já conseguem fazer isso sozinhos”, explicou.

A diretora Sonia contou que as crianças estão ajudando na retirada de plantas daninhas, na irrigação, na colheita e, logo no início, foram elas que doaram pequenos valores para ajudar na aquisição das sementes.

Além disso, a horta está servindo também para aulas práticas na área de Ciências Agrárias. Os alunos do IF Goiano já tiveram aula naquela escola sobre propagação de plantas e entomologia agrícola, por exemplo.

O dia de campo foi uma forma de compartilhar conhecimento com a comunidade da Escola Valdivino Ferreira, para que professores, pais e alunos tenham autonomia para cuidar da horta de agora em diante. Nos próximos meses, o projeto deve ser reproduzido em outras escolas do município de Iporá.