Página inicial > Últimas notícias Iporá > Estudantes participam do 6° Dia de Campo - Ensaio de Cultivares e Pastagens

Estudantes participam do 6° Dia de Campo - Ensaio de Cultivares e Pastagens

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 09h36 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 22h38 | Acessos: 454

Na sexta-feira, 23 de fevereiro, um grupo de estudantes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Iporá participou do dia de campo promovido pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), na fazenda Santa Inês, município de Montes Claros de Goiás.

imagem sem descrição.

Estiveram presentes alunos do curso técnico em Agropecuária e também dos cursos superiores de Agronomia e Agronegócio, que puderam conhecer os 46 tipos de soja, milho e pastagem cultivados pelo cooperado da COMIGO, Jorge Amazilio Teresani, e adaptados ao clima e solo da região. Ouviram ainda o pesquisador Ubirajara Bilego, que ministrou uma palestra sobre integração lavoura-pecuária.

A COMIGO, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são parceiras institucionais do IF Goiano no projeto de criação das Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) de integração lavoura-pecuária-floresta, que constituem espaços experimentais e ambientes para troca de experiências, com a finalidade de difundir esse sistema produtivo.

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta são reconhecidamente sustentáveis, ambiental e economicamente. Entretanto, devido à maior complexidade, os componentes do sistema devem ser escolhidos com cuidado, levando em conta as características da propriedade e da região.

Atualmente, o IF Goiano conta com cinco UEPE, localizadas nos municípios de Iporá, Montes Claros de Goiás, Morrinhos, Posse e Rio Verde.

Os estudantes presentes neste Dia de Campo participam ativamente das atividades de pesquisa e extensão na área de sistemas produtivos, em especial na implantação e condução da UEPE "Boa Esperança", localizada no município de Iporá, que é voltada para agricultura familiar e produção integrada lavoura-pecuária. Participam também da implantação do UEPE "Santa Rita", localizada em Montes Claros de Goiás e voltada para integração lavoura-pecuária-floresta.

No dia 27 de março estes mesmos estudantes estarão contribuindo com a realização do 1º Dia de Campo da UEPE "Boa Esperança" que apresentará os resultados iniciais dos trabalhos realizados. Em breve também participarão do 1º Dia de Campo da UEPE "Santa Rita", em Montes Claros de Goiás.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos