Página inicial > Comunicação > Institucional Ceres > Juramentos e cores de faixas dos cursos

Juramentos e cores de faixas dos cursos

Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 16h08 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 21h28 | Acessos: 2264

Confira aqui as cores das faixas e os juramentos para cada de graduação do Campus Ceres, para uso nas solenidades oficiais de Colação de Grau:

• BACHARELADO EM AGRONOMIA
    • Faixa: AZUL
    • Juramento: Prometo, no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, me mostrar sempre fiel aos mandamentos da honestidade e da ciência, cumprindo e fazendo cumprir a fiel observância das leis e postulados da ética profissional. Trazer no peito a vontade de vencer e voltar a minha luta para melhorar o mundo. Respeitar a terra trabalhando-a com nacionalidade para que mais ela possa produzir. Nunca esquecer que a sobrevivência e o crescimento do homem somente se consolidarão de forma duradoura se harmonizados com o meio ambiente. E utilizar a minha profissão para favorecer o progresso social e econômico do meu país. Assim prometo.

• BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    • Faixa: AZUL
    • Juramento: Juro, que no exercício da minha profissão, serei fiel aos princípios da ética e da honestidade, fazendo da ciência um instrumento de planejamento e construção, criando estruturas que levem as instituições aos seus propósitos, jamais esquecendo-me de que trabalho para o bem do homem e não da máquina; e assim auxiliar no desenvolvimento da nossa pátria e na integração das nações. Eu juro.

• BACHARELADO EM ZOOTECNIA
    • Faixa: VERDE
    • Juramento: Juro honrar meu diploma de Zootecnista, comprometendo-me a obedecer, no exercício profissional, os postulados da ciência e dos princípios morais, oferecendo os meus conhecimentos, na área das atribuições, que ora me são outorgadas, a fim de contribuir para o bom desenvolvimento social e econômico do país. Eu juro.

• LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
    • Faixa: AZUL
    • Juramento: Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz. Eu juro.

• LICENCIATURA EM QUÍMICA
    • Faixa: AZUL
    • Juramento: Ao receber o grau que me é conferido, prometo dedicar-me com afinco à profissão que escolhi, exercendo-a de modo ético e em respeito a todos os princípios técnicos, legais e morais que a norteiam. A química é a ciência da vida, e é com o objetivo de contribuir para o bem comum que prometo fazer do meu sucesso profissional um elemento importante para a construção de uma sociedade mais justa. Eu juro.

• LICENCIATURAS (unificado)
    • Faixa: Lilás
    • Juramento: Prometo, no desempenho de minhas funções de educador, transmitir com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que façam os alunos a mim confiados, profissionais e cidadãos conscientes. Prometo ser comprometido com o desenvolvimento científico, social e ético, buscando contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e responsável. Assim prometo.

Fonte: Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres