Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes da rede pública visitam a horta do Campus Ceres

Estudantes da rede pública visitam a horta do Campus Ceres

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 19h14 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h12 | Acessos: 632

Atividade encerrou projeto de extensão sobre plantas medicinais, desenvolvido de agosto a novembro deste ano pelo IF Goiano

Por Tiago Gebrim
Fotos: Fabiana Marques

Nesta terça-feira, 27 de novembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu a visita de cerca de 70 estudantes do Colégio da Polícia Militar Hélio Veloso, do município de Ceres. A presença marcou o encerramento de um projeto de extensão desenvolvido durante o semestre pela docente Fabiana Marques sobre o conhecimento e aplicação de plantas medicinais.

“O foco do projeto foi trabalhar com a temática de plantas medicinais e estabelecer uma relação entre o saber popular e o conhecimento científico, estimulando os estudantes envolvidos a resgatar os conhecimentos empíricos de seus familiares e ainda despertar maior interesse pela área de ciências em geral”, explica Marques. Além da pesquisadora, o projeto envolveu também estudantes do IF Goiano do curso de Licenciatura em Química e do curso técnico em Informática para Internet.

Com o nome O saber popular e o conhecimento científico de plantas medicinais: da universidade para a escola, o projeto de extensão foi aplicado na turma de 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Hélio Veloso. As atividades foram executadas em encontros semanais e incluíram seminários para “despertar curiosidade sobre a temática e desvendar alguns mitos que existem sobre o uso de plantas medicinais”, conta a coordenadora.

Na visita ocorrida nesta terça-feira, os discentes conheceram a horta do Campus Ceres, com enfoque nas plantas medicinais aqui cultivadas, entre elas a Quebra Pedra, Azedinha, Gengibre, Jambu, Boldo, Grama de Trigo, Erva Cidreira, Hortelã e Capim Citronela. Indo além da proposta, aos extensionistas também foi apresentada a variedade de pimentas cultivadas e participaram de atividade de plantio de sementes de berinjela, que vem sendo utilizada no tratamento de colesterol e diabetes. “Os estudantes na ocasião levaram um ‘vasinho’, no qual poderão cultivar de forma adequada a hortaliça em seus lares”, concluiu Marques.

Ascom Campus Ceres