Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes e profissionais comemoram o Dia do Agrônomo

Estudantes e profissionais comemoram o Dia do Agrônomo

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h39 | Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 18h47 | Acessos: 645

Evento realizado pelo bacharelado em Agronomia do Campus Ceres foi pautado por palestras de âmbito técnico e mesa-redonda sobre desafio das mulheres no ambiente agrário

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta quarta-feira, 09 de outubro, a comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. O evento foi organizado pela coordenação do bacharelado em Agronomia em conjunto aos estudantes do curso, com programação para os dois turnos. Celebrado oficialmente todo dia 12 de outubro, o Dia do Agrônomo marca o aniversário da primeira legislação existente sobre essa profissão, o Decreto nº 23.196, de 1933.

Primeira a falar na abertura do evento, a presidenta do Centro Acadêmico de Agronomia (CAAgro), Lorenna Varão, agradeceu a participação dos estudantes e professores e ressaltou o trabalho e compromisso dos membros do CA na organização do Dia do Agrônomo e em outros eventos, como o Integra IF Goiano.

Para Cleiton Mateus, diretor-geral do Campus Ceres e primeiro coordenador da graduação, o sentimento é gratificante. “O curso de agronomia era um sonho antigo da região. Está há quase dez anos em funcionamento, e desses, em sete vocês comemorando o Dia do Agrônomo. É muito gratificante para nós”. Para ele a data é importante para lembrar dos principais desafios da profissão – a produção de alimentos e a conservação dos recursos naturais.

Na mesma linha, a docente Camila Rodrigues, responsável pela organização do evento, chamou atenção para as atribuições e ética na profissão. “Ser agrônomo é carregar uma enorme responsabilidade social, já que nossa profissão está diretamente ligada à produção sustentável de alimentos, agroenergia e fibras”, lembrou.

“Não podemos fechar os olhos para os inúmeros problemas éticos que ocorrem diariamente devido à má conduta de certos profissionais, mas podemos refletir a respeito e a cada dia tentar oferecer nosso melhor. As decisões são e sempre serão de vocês. Se atentem ao nosso papel social, reflitam”, provocou a professora.

Professora Camila Rodrigues, professora do curso de Agronomia

Programação – A comemoração ao Dia do Agrônomo foi realizada durante toda esta quarta-feira, 09 de outubro. A primeira atividade foi a palestra O poder da ação, com o convidado Fransérgio Batista. Após o momento, foi realizada a mesa-redonda Mulheres do Agro: mercado de trabalho e machismo, formada por professoras da área e por estudantes e egressas do curso.

No período vespertino o foco do evento foram palestras de perfil mais técnico: a primeira, intitulada ART e responsabilidade técnica na atuação do agrônomo, foi ministrada pelo coordenador de Educação do Crea/GO, Ariston Alves Afonso. Em seguida, o campus recebeu a doutora em Agricultura Martha Castro, que falou sobre construção de perfis de solo e sua importância.

O coordenador do bacharelado em Agronomia, Renato Rodovalho, foi homenageado pelo corpo discente e docente pela sua atuação frente ao curso desde 2016

Ascom Campus Ceres