Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Começam as atividades do Dia Nacional da Consciência Negra

Começam as atividades do Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 20h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h22 | Acessos: 896

Evento organizado pelo Neabi do Câmpus Ceres trará debates, exibição de filmes, mostra fotográfica e sarau cultural, em três dias de programação

Mostra, com 70 imagens, traz fotografias do estudante Renan Hiago e do jornalista Tiago Gebrim
imagem sem descrição.

A partir desta quarta-feira, 18 de novembro, até o dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra -, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sedia atividades em comemoração à data. O evento é de iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e tem intenção por em debate a condição atual do negro no Brasil.

Por meio de notícias e dados concretos, podemos constatar a triste realidade: passados mais de 120 anos da abolição da escravatura, a população preta e parda permanece sendo inferiorizada e alvo de preconceitos em diversos âmbitos. Assim, a preocupação do Neabi é, principalmente, abrir os olhos dos estudantes - muitos dos quais oriundos desta parcela étnica - para o preconceito e a discriminação racial, principalmente aqueles que ocorrem de forma velada e, por isso, são amenizados.

Atividades - A programação do evento foi iniciada com exposição de redações de estudantes das 1ª séries dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em que a noção de discriminação e pertencimento foram trabalhadas. Além disso, há a mostra fotográfica, que convidou estudantes e servidores do câmpus para desvelarem seus traços étnicos. As peças estarão expostas durante todo o evento, nos blocos B, C e pátio da cantina do câmpus.

Nos dias 19 e 20 de outubro, o rol de atividades compreende cinedebates (exposição de filmes seguida de debates contextualizados) e sarau de música, poesia e prosa. Este último momento ainda abarcará a finalização do concurso cultural do logotipo do Neabi.

Confira a programação:

18/11/2015

7h - 17h

Exposição de trabalhos apresentados na XVI FCT, exposição fotográfica, músicas de raízes africanas

Bloco B, Bloco C e pátio da cantina do Campus Ceres

19/11/2015

7h - 10h

Público alvo:
Todas as turmas do curso técnico em Informática integrado e Agropecuária concomitante/ subsequente.

Auditório da unidade de Ceres da UEG. Professores são encorajados a incentivar a participação dos estudantes, explorando o tema que é TRANSVERSAL.

19/11/2015

13h - 16h

Cinedebate (curtametragens)

Público alvo: Todas as turmas do curso técnico em Agropecuária integrado.

20/11/2015

14h - 16h

Cinedebate (curtametragens)

Público alvo: Curso superiores em Agronomia e Zootecnia.

Centro de Vivência do Câmpus Ceres

20/11/2015

19h - 23h

Sarau Afro-Brasileiro - Noite Black, resgatando na música, poesia e prosa, manifestações das raízes e os valores étnico-raciais.

Público-alvo: Cursos superiores de licenciatura em Química e Ciências Biológicas, técnicos em Administração e Informática concomitante/ subsequente.

Quadra de esportes do Câmpus Ceres

Ascom Campus Ceres