Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Programa de Ações em Saúde será executado ao longo de 2020

Programa de Ações em Saúde será executado ao longo de 2020

Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2020, 12h51 | Última atualização em Domingo, 08 de Março de 2020, 19h48 | Acessos: 368

Atividade inicial já foi realizada na unidade, na última quinta-feira, 20 de fevereiro. Programa está dividido em planos para trabalhar saúde física e mental

Por Tiago Gebrim
Fotos: Bruna Fortunato

De forma a aprimorar o acompanhamento à saúde de estudantes e servidores, o Campus Ceres realizará neste ano de 2020 o Programa de Ações em Saúde, composto pelos plano de ações em Saúde e em Saúde Mental. O programa, coordenado pela servidora Bruna Fortunato, psicóloga da unidade, será realizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), da Assistência Estudantil.

A primeira atividade do programa ocorreu no dia 20 de fevereiro e envolveu estudantes de todos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O evento consistiu em duas palestras, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência – temas escolhidos justamente pela proximidade com o feriado do Carnaval. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Campus Ceres da UniEVANGÉLICA foram convidados para as atividades.

Por dentro do Programa de Ações em Saúde – Disposto em planos que atendam às demandas para saúde geral e saúde mental, o Programa irá realizar atividades ao longo do ano, buscando encaixe com datas já estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para determinados temas. O público-alvo é composto por estudantes e servidores, havendo, para cada grupo, planos diferenciados. Entre os específicos para estudantes estão o Cuca Cheia e o Vamos Falar sobre Isso.

O primeiro envolverá mais de 15 parceiros (servidores e os próprios estudantes), todos voluntários para enriquecer o plano com perspectivas variadas. É por isso que serão ofertadas ações tão diversas, voltadas desde para o esporte como para cuidados com animais, teatro, dança, plantio de mudas, espiritualidade e leitura. Conforme Bruna Fortunato, o Cuca Cheia é um trabalho de terapia ocupacional para estimular a “integração e pertencimento, por meio de fortalecimento identitário. (…) Nós queremos criar diversos grupos dentro do projeto, e cada um poderá buscar aquele com tema que mais se identifica”, explica.

Roda de conversa sobre temas polêmicos e necessários. Esta é a melhor definição para o plano Vamos Falar sobre Isso, que será realizado semanalmente pela NAS. O plano é, na verdade, uma proposta de terapia em grupo, em que serão trabalhados temas definidos com base nas questões mais frequentemente indicadas pelos estudantes, como ansiedade, depressão, suicídio, sexualidade, automutilação e bullying. “Os temas são pré-definidos, mas nada impedirá que exploremos mais um ou outro, conforme a necessidade e interesse dos estudantes”, conta a coordenadora.

Saúde em várias ênfases – Além dos planos apresentados acima, o plano de Saúde Geral atenderá aos temas relacionados às datas festivas e ao calendário de propostas da OMS. A atividade ministrada no último dia 20 integra as ações desta plano específico, informa Bruna. Entre os temas já elencados para os próximos meses estão saúde bucal, hipertensão, diabetes, epilepsia, tabagismo e doação de sangue. As atividades deste plano serão ministradas por meio de parceiras com outras instituições ou pelos profissionais do próprio IF Goiano, e o público-alvo (estudantes ou servidores) irá variar conforme a atividade.

Ascom Campus Ceres