Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Candidatos aos cursos técnicos sem Carteira de Trabalho poderão fazer prova

Candidatos aos cursos técnicos sem Carteira de Trabalho poderão fazer prova

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2015, 11h42 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h21 | Acessos: 2361

Candidatos poderão participar da seleção portando apenas ficha específica, com dados do protocolo do RG e fotografia de identificação. Para requerer a ficha é preciso comparecer pessoalmente ao câmpus ou demais polos de aplicação

Os candidatos aos cursos técnicos do Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) que não possuam Registro Geral (carteira de identidade) e Carteira de Trabalho (CTPS) poderão participar das provas, com condições especiais. A decisão foi dada nesta sexta-feira, 20 de novembro, pela comissão responsável pela seleção, fazendo uso do subitem 13.11 do edital.

Como proceder - Para poderem participar da prova, os candidados deverão, obrigatoriamente, solicitar o Registro Geral (carteira de identidade), recebendo um protocolo do RG, e possuírem uma foto 3x4 recente. Com o protocolo e a foto em mãos, deverão comparecer ao Câmpus Ceres, entre 7 e 11 de dezembro, e procurarem um membro da Comissão do Processo Seletivo, que irá emitir uma ficha específica para participação do candidato.

Candidatos que, porventura, não possam comparecer ao câmpus nestes dias deverão procurar a comissão no dia da prova (13 de dezembro), entre 11h e 12h, no Câmpus Ceres, ou o chefe da equipe de aplicação de prova, nos polos de Cavalcante, Mozarlândia e Porangatu.

Inscrições - Seguem normalmente, até 30 de novembro, as inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos. É importante que a inscrição seja feita com a documentação do candidato - CPF e carteira de identidade (ou número de protocolo) -, pois documentos dos pais/ responsáveis não serão aceitos no momento de realização da prova.

Em 2015 são ofertadas 400 vagas, sendo 280 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Informática para internet e Meio Ambiente) e 120 vagas para cursos subsequentes e concomitantes (Administração, Agropecuária e Informática).

Os candidatos têm opção de se inscreverem em ampla concorrência ou por meio das vagas reservadas, estas últimas para quem cursou todo o Ensino Médio ou Fundamental na rede pública de ensino (veja abaixo mais informações).

Entenda para quem são os cursos:

- cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (duração de três anos) – para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental;

- cursos técnicos subsequentes e concomitantes (duração máxima de um ano e meio, conforme o curso) – para estudantes que ou já concluíram o Ensino Médio (subsequentes) ou irão fazer o último ano do Ensino Médio ao mesmo tempo que o curso técnico (concomitantes).

Prova – A seleção será realizada por meio de prova objetiva, com total de 60 questões, em nível de Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Conhecimentos Gerais. O exame será aplicado no dia 13 de dezembro (entre 13h e 17h), no Câmpus Ceres e nas cidades de Cavalcante, Mozarlândia e Porangatu (caso haja inscritos para estes polos).

Reserva de vagas –
Todos os cursos possuem vagas reservadas para quem estudou todo o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública (não inclui escolas conveniadas, paroquiais, entre outras). Nestes casos, o estudante poderá optar por cinco opções de reserva de vagas (cotas):

- renda mensal por pessoa menor ou igual a 1,5 salário mínimo e autodeclaração como preto, pardo ou indígena;

- renda mensal por pessoa menor ou igual a 1,5 salário mínimo, sem autodeclaração;

- renda mensal por pessoa maior que 1,5 salário mínimo e autodeclaração como preto, pardo ou indígena;

- renda mensal por pessoa maior que 1,5 salário mínimo, sem autodeclaração;

- assentados da reforma agrária e remanescentes quilombolas.

Ascom Campus Ceres