Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres faz primeira entrega de álcool em gel

Campus Ceres faz primeira entrega de álcool em gel

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 13h24 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 11h55 | Acessos: 2137

Produto é resultado de parcerias com usinas da região e prefeituras de três municípios. Produção será de 40 a 50 litros semanais

Por Tiago Gebrim
Fotos: Aliny Cunha

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta sexta-feira, 27 de março, a entrega da primeira remessa de álcool em gel produzido na unidade, um total de 45 litros. O produto foi entregue aos municípios de Carmo do Rio Verde, Rialma e Rubiataba, que são parceiros na proposta. A previsão é a produção de 40 a 50 litros por semana, a partir do início de abril, que serão destinados aos municípios interessados.

A cerimônia simbólica teve presença de representantes dos três municípios, que contribuíram com o fornecimento de insumos para a produção, e da CRV Industrial e Cooper-Rubi, usinas de Carmo do Rio Verde e Rubiataba, respectivamente, que doaram o etanol, matéria-prima para produção. Agora, com o álcool em gel em mãos, as prefeituras irão fazer a destinação do produto aos estabelecimentos e entidades que necessitarem, com foco naqueles em que se concentra a população de risco, como abrigos de idosos.

O diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, agradeceu as parcerias com os municípios e com a CRV Industrial, destacando a importância da união para a superação de momentos de crise como o que estamos vivendo agora. Ele lembrou a relevância do trabalho científico para o desenvolvimento da sociedade, ilustrando o realizado pelos servidores da unidade, que descobriram uma formulação alternativa para produção do álcool em gel.

Em nota, a secretária municipal de Saúde de Carmo do Rio Verde, Eloísa Liégio, pontuou que a "iniciativa do IF é de extrema relevância" e que, já a primeira remessa "será distribuída aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, visto que são trabalhadores externos e o risco de acidentes com o álcool líquido é maior”. Para a Secretaria Municipal de Planejamento e Saúde de Rialma, "a parceria visa atender a comunidade rialmense, e o produto será utilizado no Hospital de Rialma, em postos de saúde e no prédio da prefeitura", afirmou Aline Santos, que é titular da pasta.

Desafio na formulação –
A produção do álcool em gel envolveu uma equipe multidisciplinar de professores, contemplando as áreas de Agronomia, Ciências Biológicas e Química. Na última semana esses profissionais precisaram testar diversas formulações e avaliar os resultados. É que logo de início eles enfrentaram um desafio: o carbopol, espessante comumente usado para fazer o álcool em gel, está em falta no mercado.

“Devido à falta dos espessantes, nós realizamos inúmeros testes com diferentes polimerizantes, a fim de propor uma formulação alternativa. Por fim acertamos nesta, com uso do polímero alternativo, que viabilizamos hoje para as prefeituras e para a CRV. A vantagem é que a formulação que viabilizamos é mais barata, mas estamos ainda realizando mais testes a fim de melhorar esta primeira fórmula”, conta Beatriz Nogueira, docente da área de Química envolvida na produção.

Ascom Campus Ceres