Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Pelo 2º ano, Laboratório de Solos tem classificação máxima de excelência
Início do conteúdo da página

Pelo 2º ano, Laboratório de Solos tem classificação máxima de excelência

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2020, 11h13 | Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 15h06 | Acessos: 449

Avaliação, conferida pela Embrapa Solos, foi realizada no ciclo 2019/2020, e tem reconhecimento nacional

Por Tiago Gebrim

 


Imagem da página do Programa de Avaliação da Embrapa, mostrando o histórico de notas das avaliações do Laboratório de Solos

 

O Laboratório de Solos do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu, pelo sexto ano consecutivo, a certificação de qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa Solos. Assim como no ciclo 2018/2019, a classificação ocorreu dentro do Grupo A, de laboratórios com índice de excelência acima de 90%.

Para a técnica de laboratório Ana Paula Oliveira, uma das responsáveis pelo Laboratório de Solos, o resultado alcançado demonstra o retorno dos investimentos feitos, ao longo dos anos, em equipamentos, reagentes, cursos de capacitação e melhoria das rotinas laboratoriais.

Estar no grupo que detém os maiores índices de excelência significa reconhecimento dentro da sociedade científica e rural, trazendo segurança para produtores e cientistas que utilizam os serviços do laboratório. “Significa que a análise possui extrema confiabilidade dos dados e vai servir como base para correta recomendação de calagem e adubação, sem causar prejuízos ao agricultor”, afirma Kássia Rabelo, engenheira agrônoma do campus.

O maior desafio do Laboratório agora é se manter dentro do grupo de excelência nos próximos anos, o que exigirá a continuidade em investimentos em infraestrutura e pessoal, e atrair investimentos privados. Além disso, o departamento busca formalizar parceiras com instituições privadas de pesquisa e produção agropecuária, que podem se beneficiar dos índices de excelência e infraestrutura do Laboratório.

Serviços suspensos – As atividades do Laboratório de Solos estão temporariamente suspensas, devido a medidas de contenção da pandemia de Covid-19. O funcionamento será normalizado quando do retorno às atividades presenciais do campus.

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página