Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Abertas as inscrições para o Enem 2020

Abertas as inscrições para o Enem 2020

Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 15h48 | Última atualização em Sexta, 22 de Mai de 2020, 19h04 | Acessos: 470

Provas serão realizadas nas versões impressa e digital e terão novo recurso de acessibilidade. Interessados devem se inscrever até 22 de maio, pela internet. A nota do Enem é usada para ingresso em todos os cursos superiores do IF Goiano

Está aberto o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os interessados devem se inscrever até 22 de maio, pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem (baixe na App Store ou no Google Play). O Enem é utilizado em vários programas de acesso ao Ensino Superior, como o SiSU (para universidades e institutos federais), o ProUni (para instituições particulares) e o próprio Processo Seletivo do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Há duas novidades em 2020: o Enem Digital, em aplicação-piloto para 101 mil inscritos, e a utilização de programas eletrônicos para facilitar a leitura de pessoas com deficiências visuais. Nesta edição, o Enem se integra ao portal de acesso único do governo federal. A versão digital do Enem é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas os alunos concluintes ou que já terminaram o ensino médio e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.

A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital, em 22 e 29 de novembro.

Acessibilidade – Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão mais um recurso à disposição. O leitor de tela é um aplicativo que possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Por enquanto, os recursos de acessibilidade são exclusivos para a prova impressa. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas no mesmo período da inscrição, entre 11 e 22 de maio, na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais, em 18 de junho.

Isenção –
 Em atendimento às medidas de restrição social decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo que sem o pedido formal. Para quem não faz parte dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Inscrições –
 Para quem solicitou isenção da taxa de inscrição, o acesso ao sistema do Enem é realizado com usuário e senha únicos criados no portal Gov.br. É preciso memorizar essa senha, ou anotá-la em local seguro, porque é com ela que o participante vai acompanhar todas as etapas do Enem, incluindo a consulta das notas em 2021, e todos os outros serviços eletrônicos do Gov.br. Quem não solicitou a isenção, fará a inscrição pela Página do Participante e depois terá que fazer seu cadastro no portal Gov.br, para acessar a Página do Participante e acompanhar a confirmação de sua inscrição e de suas solicitações.

Fotografia –
 Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. O objetivo é facilitar a identificação e aumentar a segurança durante todas as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep, adaptada