Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes do Ensino Médio integrado emplacam artigo em revista internacional

Estudantes do Ensino Médio integrado emplacam artigo em revista internacional

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 15h04 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h26 | Acessos: 2786

Realização demonstra a diferenciada proposta de ensino das instituições da Rede Federal de EPT, ao atuarem para uma formação integral dos estudantes

(Esq. para dir.) Priscilla Noll, Edivan Moreira, Angelo Neto e Matias Noll
imagem sem descrição.

Os estudantes do Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Angelo Neto, do curso técnico em Informática, e Edivan Moreira, do curso técnico em Agropecuária, tiveram a grata experiência de ver um artigo científico aceito em revista internacional. Os estudantes são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), no Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente.

O artigo, denominado Inappropriate Postural Habits of High School Students from the Municipality of Ceres, Brazil, foi aceito neste mês de dezembro para publicação na revista Indian Pediatrics. Com fator de impacto 1,04, a revista se equipara à média das cinco melhores revistas científicas brasileiras. A autoria, além dos estudantes, se deve também aos orientadores Matias e Priscilla Noll, bem como a Cláudia Candotti, colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para realização do estudo sobre os hábitos de postura física foram avaliados 827 estudantes do município de Ceres, em cinco instituições diferentes. Os bolsistas participaram de todas as etapas: avaliação, tabulação de dados, leitura e discussão de textos teóricos e interpretação dos dados.

Ensino Médio Integrado – A realidade de se inserir na pesquisa científica durante o Ensino Médio não é, tradicionalmente, uma oferta comum em escolas de ensino básico. O diferencial está na proposta de Educação Integrada ofertada pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os IFs. Cunhada na base do ensino como perspectiva formadora geral, e não apenas como uma simples passagem para o nível superior, a educação ofertada pelos IFs permite aos estudantes participarem de grupos e experimentos de pesquisa e extensão, algo comumente vivenciado apenas a partir da graduação.

O criador do grupo e docente do Câmpus Ceres, Matias Noll, enaltece este aspecto: “é positivo da Instituição que os estudantes não apenas reproduzem conhecimento, mas os orientadores tentam trabalhar numa perspectiva de dúvida e inquietação, com vistas a produzir conhecimento novo”, informa. “E com visão da formação integral do indivíduo”, complementa Priscilla.

Experiências – Os estudantes Angelo Neto e Edivan Moreira estão concluindo a modalidade de ensino técnico integrada ao Ensino Médio. Em três anos de curso, em período integral, a experiência acumulada extrapola a sala de aula. “A Instituição oferece muita oportunidade para nós, do Ensino Médio. Por exemplo, fomos em São Paulo, no mês passado, divulgar trabalho feito na Instituição, e custeados pelo IF”, aponta Angelo.

O estudante se refere ao Congresso Internacional de Iniciação Científica, que ocorreu entre 4 a 7 de novembro, na cidade de Santos. Tanto ele quanto Edivan puderam viajar por meio da bolsa concedida por meio do Pipecti, o Programa Institucional de Incentivo à Divulgação e Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos e Inovação. Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, o programa lança editais mensais para bolsas de custeio para participação em eventos, tanto para estudantes quanto para servidores.

O grupo de pesquisa, informa Matias Noll, está aberto a estudantes de quaisquer cursos. Os encontros são realizados semanalmente, às quartas-feiras, no câmpus. Além do projeto de pesquisa, o grupo desenvolve projetos de extensão na área da saúde da criança e do adolescente, bem como um específico para os servidores da unidade.

Ascom Campus Ceres