Palestra sobre tecnologia marca aula inaugural de Sistemas de Informação
Evento contou com presença da equipe diretiva do Câmpus Ceres e com representantes dos poderes executivo e legislativo do município
Tecnologia, mudanças sociais e mercado de trabalho – de hoje de amanhã –, tudo junto e misturado, foram os temas trazidos pelo professor Iwens Sene Júnior, da Universidade Federal de Goiás, para a aula inaugural do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento ocorreu na noite desta terça-feira, 16 de fevereiro, no Centro de Vivências da unidade.
Métodos de estudo e diferencial do estudante foi um dos temas trabalhados por Iwens, ao tratar do perfil procurado pelo mercado de trabalho atual: “Estudar, estudar e estudar. Se você se atém ao que seu professor passa na sala, ao que cai na prova, você será mais um”, enfatizou o palestrante, referindo-se à necessidade do hábito, entre graduandos, de aprofundar estudo nos conteúdos dados em sala de aula.
Além disso, o professor foi enfático em motivar os estudantes a aprenderem língua inglesa, extremamente necessária para se integrar ao universo da Informática. E foi além: “Por que as pesquisas brasileiras são pouco divulgadas? Porque não há publicações em inglês. Isso restringe o acesso, e, em se tratando de Informática, a língua é o inglês”.
Iwens Júnior falou sobre eras econômicas e suas tecnologias dominantes, dividindo-as em Agrícola, Industrial e da Informação. Ao se referir a esta última, trouxe à tona as profundas mudanças sociais difundidas pelos avanços tecnológicos das últimas décadas, com ênfase em três marcos tecnológicos: a Internet, o uso de redes sociais e a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones.
Ainda durante sua palestra, o docente tratou das profissões mais bem colocadas para o futuro, deixando claro estarem neste ranking as relacionadas a Informática em geral, tais como Ciências da Computação e Sistemas de Informação.
Palestrante convidado da noite, professor Iwens Sene Júnior
Adriano Braga, professor do curso e diretor de Ensino do câmpus, ao falar de mudanças tecnológicas: "Vamos fazer esta selfie e ver, ao final do curso de vocês, se ainda haverá 'pau de selfie' em uso"
Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Ceres
Redes Sociais