Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres sedia lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa

Campus Ceres sedia lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 18h52 | Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 10h31 | Acessos: 335

Evento foi realizado pelo governo do estado de Goiás, com participação da Agrodefesa e da prefeitura de Ceres

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Nesta quinta-feira, 05 de maio, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi palco do lançamento da Campanha 2022 de Vacinação contra Febre Aftosa em Goiás. O evento foi realizado no Auditório Multifuncional da unidade e contou com presença do governador do estado, Ronaldo Caiado, de autoridades da pasta estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, além de prefeitos de Ceres, Rialma e municípios vizinhos.

Gilson Dourado, reitor substituto do IF Goiano

Em sua fala, o reitor substituto do IF Goiano, Gilson Dourado, enfatizou a relevância do Campus Ceres para a região e, por extensão, a importância em receber em suas instalações os produtores locais e parlamentares ligados à agropecuária. Pegando gancho nesse aspecto, o diretor-geral substituto, Hamilton Cunha, aproveitou para apresentar aos presentes a Agro Centro-Oeste Familiar, a ser realizada em menos de 15 dias, e convidar o público para prestigiar a feira.

Hamilton Cunha, diretor-geral substituto do Campus Ceres

José Essaldo, presidente da Agrodefesa, saudou o IF Goiano e enalteceu o esforço do diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, para que este lançamento da campanha fosse realizado no Campus Ceres. Na mesma linha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apontou a importância do IF Goiano e da unidade de Ceres para a formação de profissionais qualificados na área das Ciências Agrárias, bem como na realização de iniciativas para fortalecer a produção agropecuária da região.

O governador Ronaldo Caiado, em sua fala

Vacinação – O pontapé da Campanha 2022 de Vacinação contra Febre Aftosa foi dado no Laboratório de Bovinocultura do Campus, onde o governador Ronaldo Caiado, vacinou três novilhas do rebanho da unidade. Conforme explica a Agrodefesa, são duas etapas de vacinação. Agora, na primeira fase, a vacina deverá ser aplicada em bovinos e bubalinos de até 24 meses, em todo território goiano. A próxima etapa contemplará outras idades e ocorrerá no mês de novembro.

A partir de 2023, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal. A suspensão da campanha faz parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no Brasil. Em goiás, o último registro de febre aftosa data de 1995. A meta é que o País se torne livre do vírus até 2026.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres (com informações do Governo de Goiás)