Página inicial > Últimas Notícias Ceres > IF Goiano lança 3ª edição do Atlas da Agricultura Familiar

IF Goiano lança 3ª edição do Atlas da Agricultura Familiar

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 15h30 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 13h39 | Acessos: 264

Lançamento ocorreu durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2022. Na ocasião, o IF Goiano lançou também os Calendários da Agricultura Familiar, baseados no atlas

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Cleiton Mateus, diretor-geral do Campus Ceres, e um dos responsáveis pelo Atlas da Agricultura Familiar

Anunciado desde o início deste ano de 2022, a aguardada 3ª edição do Atlas da Agricultura Familiar foi lançada nesta sexta-feira, 20 de maio, pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A solenidade, descontraída e cheia de sorteios, ocorreu no palco aberto da 19ª Agro Centro-Oeste Familiar, junto a parceiros que contribuíram no estudo apresentado no Atlas e no próprio evento.

Com uma diagramação convidativa à leitura, o Atlas tem a função de apresentar de maneira direta como os agricultores familiares estão distribuídos nos 246 municípios do estado de Goiás. A publicação é resultado de uma parceria institucional entre o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade de Brasília (UnB).

São ao todo 15 mapas da distribuição dos agricultores familiares no estado, segmentados nas seguintes categorias: Aspectos sociais, Comercialização, Acesso às políticas públicas, e Sustentabilidade. As informações retratam as iniciativas dos agricultores familiares para produzir alimentos e gerar emprego e renda no campo, as formas de organização, as práticas produtivas e a contribuição dos serviços ambientais para a produção. Revelam, também, a abrangência das políticas públicas implementadas em favor da categoria.

Para o lançamento da publicação estiveram reunidos representantes das quatro instituições parceiras (IF Goiano, Incra, UnB e UFG), além das federações de trabalhadores da Agricultura Familiar Fetraf/GO e Fetaeg. Junto ao Atlas, que é disponibilizado gratuitamente em versão digital, houve lançamento e distribuição do Calendário da Agricultura Familiar, que, em suas páginas, traz informações e mapas publicados no Atlas.

Marcelo Gosh, à dir., durante a apresentação do Atlas

Gabriel Medina, da UnB, exibe um exemplar sorteado do Calendário da Agricultura Familiar

As seções do Atlas foram apresentadas por Marcelo Gosh, do Incra, que explicou os dados representados em cada mapa. Em sua fala, ele enalteceu a parceria entre as instituições, a qual permite pesquisar e trazer a tona esses dados, que são disponibilizados gratuitamente. “Esse Atlas tem uma função importante para contribuir no fomento de políticas públicas para a Agricultura Familiar”, afirmou.

A secretária geral da Fetaeg, Sandra de Faria, trouxe em sua fala uma preocupação quanto à realidade atual vivida pelos produtores. “Eu tenho medo do que esse mapa irá nos mostrar ano que vem… com o preço do combustível, o preço dos insumos, a mão de obra, eu não sei como a Agricultura Familiar vai se manter produzindo nos próximos anos”, enfatizou. Ela ainda relatou preocupações com o avanço do agronegócio, especialmente da soja, sobre os assentamentos rurais, e com a sucessão rural - pontos que precisam ser discutidos com urgência, em sua opinião.

Acesse e leia o Atlas da Agricultura Familiar, 3ª edição

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres