Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres homenageia projetos e pesquisadores destaque

Campus Ceres homenageia projetos e pesquisadores destaque

Publicado: Domingo, 12 de Junho de 2022, 17h14 | Última atualização em Sábado, 25 de Junho de 2022, 00h36 | Acessos: 685

Condecorações fizeram parte do Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação da unidade. Além delas, a programação do evento incluiu lançamento de obras dos cursos de pós-graduação, ocorrido no encerramento

Durante seu primeiro Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação, ocorrido entre 09 e 11 de junho, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) inaugurou uma série de condecorações aos projetos de pesquisa desenvolvidos na unidade e aos próprios pesquisadores. As homenagens foram realizadas no primeiro dia do evento.

Foram condecorados com certificação os projetos destaque apresentados no Seminário Interno de Iniciação Científica – realizado dentro do Congresso –, em três categorias: Ciências da Natureza, Saúde e Tecnologia, Ciências Sociais, Humanas e Linguagens e Ciências Agrárias e Engenharias.

Além deles, também houve a premiação dos projetos e pesquisadores destaque da Instituição. A análise abarcou todos os níveis de pesquisa realizados (iniciação científica e pesquisas Stricto sensu) e a atuação dos servidores nos últimos dois anos. Exceção foi para a categoria Mulher na Ciência, cujo período de análise foi estendido para três anos, a fim de contemplar as pesquisadoras que eventualmente estivessem em licença maternidade.

Confira os projetos e nomes vencedores em cada categoria:

Categoria: Ciências da Natureza, Saúde e Tecnologia

1º Lugar: Avaliação biológica de complexo de cobre (II) coordenado a ligante aciltioureia dissubstituído
Estudante: Josiane Soares Oliveira
Orientadora: Beatriz Nogueira da Cunha

2º Lugar: Prevalência de dor nas costas em jogadoras de Basquetebol
Estudante: Karen Crystina Pereira Rocha
Orientadora: Priscilla Rayanne e Silva Noll

3º Lugar: Qualidade de vida no trabalho dos técnicos administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal Goiano durante a pandemia de Covid-19
Estudante: Regina Alzira de Lacerda da Costa
Orientador: Matias Noll

Categoria: Ciências Sociais, Humanas e Linguagens

1º Lugar: O uso de metodologias ativas na docência: reflexões sobre o perfil profissional requerido.
Estudante: Maria Isabella da Silva
Orientadora: Lorena Almeida Cavalcante Brandão

2º Lugar: Investigando o bioma cerrado: uma análise das concepções e das práticas escolares de estudantes e professores de Biologia do Ensino Médio
Estudante: Francielle Ramos da Silva
Orientador: Gustavo Lopes Ferreira

3º Lugar: Investigando o bioma cerrado: o que ensinam os livros didáticos de Biologia?
Estudante: Bruno Ferreira da Silva
Orientador: Gustavo Lopes Ferreira

Categoria: Ciências Agrárias e Engenharias

1º Lugar:  Aceitação, preferência, qualidade microbiológica e físico-química de barras de cereais de baru (Dipteryx alata Vog.)
Estudante: Max Henrique Fernandes Costa
Orientadora: Alexsandra Valeria Sousa Costa de Lima

2º Lugar: Doses de rejeito fino da mineração de esmeraldas em Campos Verdes (GO) na cultura do milho
Estudante: Patriky Rangell Leal Santana
Orientador: Roriz Luciano Machado

3º lugar: Uso de bactérias benéficas para promoção do crescimento de mini pimentão amarelo
Estudante: Elias José Pereira
Orientadora: Priscila Jane Gonçalves Selari

PROJETOS E PESQUISADORES HOMENAGEADOS

Categoria Projeto Inovador, que abarca projetos que envolvam produtos e/ou processos novos ou aperfeiçoados, novos conhecimentos, novas técnicas e/ou metodologias, que tragam benefícios e impactos à sociedade local, regional ou nacional.
Homenageado: Adriano Honorato Braga

Categoria Pesquisador Destaque, que envolve pesquisadores do Campus Ceres, com base nas atividades realizadas na pesquisa, nos últimos dois anos.

• Ciências Agrárias e Engenharias: Dr. Henrique Fonseca Elias de Oliveira.
  • Ciências da Natureza, Saúde e Tecnologia: Dra. Priscilla Rayanne e Silva Noll.
  • Ciências Sociais, Humanas e Linguagens: Dr Marcos de Moraes Sousa

Categoria Mulher na ciência, que abarca as pesquisadoras do Campus Ceres, com base nas atividades realizadas na pesquisa nos últimos três anos.
Homenageada: Dra. Flávia Oliveira Abrão Pessoa.

Lançamento de livros – O momento de encerramento do Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação, na manhã do sábado 11 de junho, foi marcado pelo lançamento de cinco títulos, todos ligados a programas de pós-graduação do Campus Ceres. Foram eles:

• Educação e Trabalho, utopias possíveis nos espaços da EPT – Volume 2, ligado ao mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
  • O ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática: O IF Goiano na Formação Continuada de Professores – Volume 1, relacionado à especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática.
  • A Educação de Jovens e Adultos sob o olhar de estudantes da especialização em FPPE e A formação de professores e práticas educativas do IF Goiano: entre textos e contextos - Volume 1, os dois trabalhos da especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Por fim, o título Jogos e brincadeiras para o ensino de Ciências foi lançado dentro do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (Gpsaca), também do Campus Ceres.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres