Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Licenciatura em Química comemora o Dia do Profissional com evento científico

Licenciatura em Química comemora o Dia do Profissional com evento científico

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 08h20 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h51 | Acessos: 350

III Ciclo de Palestras e V Dia do Químico marcou também a celebração aos 11 anos de funcionamento do curso no Campus Ceres

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Na última terça-feira, 14 de junho, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou seu V Dia do Químico e III Ciclo de Palestras do curso de Licenciatura em Química. O evento, comemorativo ao Dia do Profissional de Química, celebrado em 18 de junho, reuniu os estudantes e professores da área, em um evento que também marca os 11 anos de criação do curso.

Coordenador do curso e pessoa à frente do evento, o professor Jozemir Miranda ressaltou importância da aproximação dos estudantes com diversos tipos de profissionais da área. "É importante que nós tenhamos contato com profissionais que atuem seja na pesquisa e ensino, seja na indústria - e esse é o objetivo deste evento”, informou, em alusão ao convidado da noite, Dr. João Honorato Neto, da Universidade de São Paulo (USP).

Jozemir Miranda, coordenador da Licenciatura em Química do Campus Ceres

Cleiton Mateus, diretor-geral do Campus, lamentou que a pandemia tenha impossibilitado de se comemorar os 10 anos do curso, completados em 2021, e pediu resiliência. "O melhor é dar sequencia, continuidade, principalmente em momentos de maior dificuldade - pandemia, falta de servidores, de recursos… falta de tantas coisas, mas felizmente a vontade, o querer que as coisas ocorram, a determinação da equipe do curso, faz com que as coisas aconteçam”, ponderou.

Mateus lembrou que, embora novo, o curso não deixa a desejar frente a outras graduações similares em instituições públicas de Goiás. "Da comunidade externa recebemos relatos da qualidade, do sucesso dos professores de Química em atuação e formados no Campus Ceres. Outro exemplo [foi] na colação de grau que tivemos há pouco tempo, recebemos o Conselho Regional de Química para prestigiar um dos nossos formandos".

A noite foi marcada pela palestra ministrada pelo Dr. João Honorato Neto, docente vinculado ao Instituto de Física do Campus de São Carlos da USP. Sua fala, com tema na cristalografia, foi um exemplo de atuação do profissional com a pesquisa aplicada. De acordo com a professora e ex-coordenadora do curso, Fabiana Marques, a escolha do convidado se deveu a sua relevância na pesquisa, tendo em seu currículo premiações da Royal Society Chemistry e da Sociedade Brasileira de Química.

Palestra A importância da Cristalografia para os grandes avanços científicos, ministrada pelo Dr. João Honorato Neto

“[A cristalografia] é um tema de suma importância para a descoberta de novas substâncias com ação farmacológica. O processo de desenvolvimento de um novo fármaco demora anos e até mesmo décadas. A cristalografia entra no início do processo, incluindo o design desse composto e até mesmo a elucidação correta de sua estrutura química”, explicou Fabiana. “Nós, como pesquisadores e transmissores de conhecimento, temos que expor e discutir mais sobre ciência base”.

Para a docente, a Licenciatura em Química conclui sua primeira década com desafio de despertar nos jovens a consciência sobre a importância da área. “[Precisamos] alcançar mais estudantes que possam se interessar pela Química e mantermos nosso padrão, que tem sido observado na qualidade dos profissionais que temos formado”, conclui Marques.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres