Página inicial > Últimas Notícias Ceres > O saldo da CPGoiás2 para os estudantes do Campus Ceres e para Goiás

O saldo da CPGoiás2 para os estudantes do Campus Ceres e para Goiás

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 23h34 | Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h12 | Acessos: 259

Evento gigantesco da área de Tecnologia da Informação ocorreu pela segunda vez em Goiás, com participação ativa do IF Goiano

Por Tiago Gebrim
Fotos: Gustavo Martins; Jaqueline Ribeiro

No último fim de semana, enquanto muitos goianos cumpriram agendas de festividades ou viagens em família, durante o feriado de Corpus Christi, estudantes do IF Goiano, incluindo o Campus Ceres, maravilhavam-se no espaço armado no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia (GO). Ocorria ali, desde o dia 15 de junho, a segunda edição da Campus Party Goiás (CPGoiás2), uma extensão regional do maior evento de Tecnologia da Informação em terras tupiniquins e no mundo, e que atraiu mais de 150 mil visitantes.

O Campus Ceres já teve sua participação marcada desde o primeiro evento, realizado em 2019, que teve como peça fundamental a professora Jaqueline Ribeiro, então coordenadora do curso de Sistemas de Informação da unidade. Ela esteve na linha de frente da equipe que arregimentou a realização da Campus Party em Goiânia. Antes disso, nossos estudantes conheciam o evento apenas pela sua edição nacional, realizada anualmente em São Paulo.

Agora em 2022, foram cerca de 70 estudantes do Campus Ceres a participarem da CPGoiás2, entre acadêmicos de Sistemas de Informação e do curso técnico em Informática para Internet, além de entusiastas de outras graduações. Eles puderam aproveitar a programação, que ultrapassou 400 horas de workshops, palestras, jogos virtuais e hackathons, (eventos que envolvem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com intuito de criarem soluções inovadoras para uma questão ou problema pontual).

A professora Jaqueline Ribeiro nos contou um pouco sobre esses dias:

1. Na primeira edição da CPGoiás você esteve diretamente envolvida para trazer o evento para o estado. Nesta edição agora, de 2022, qual foi a importância do IF Goiano para a realização do evento?

Sim, participei das reuniões devido minha rede de contatos. O IF Goiano fez parceria com o Conif e a Campus Party e eu sou a representante do IF Goiano. Nessa edição, participei ativamente na organização representando o IF Goiano como instituição parceira. Para o Campus Ceres a minha participação motiva os estudantes, organizamos a caravana, dou apoio aos estudantes e consigo cortesias com camping para eles irem no evento.

2. Quais cursos constituíram a caravana que foi para a Campus Party? Houve participação de estudantes não ligados diretamente a cursos de Tecnologia da Informação?

Na caravana tivemos estudantes de todos os cursos de graduação do Campus Ceres, mas a maioria foram de Sistemas de Informação, além de um estudante do curso técnico em Informática para Internet. Ficamos acampados seis dias, de terça, 14, a domingo 19 de junho.

3. Como você, professora e ex-coordenadora do curso de Sistemas de Informação, avalia a importância de um evento como esses para nossos estudantes? Acredita que o impacto maior se dá nos graduandos ou nos discentes do curso técnico?

O evento é uma imersão a várias áreas ligadas a tecnologia. Os estudantes voltam com uma bagagem diferente, a partir da vivência de tantos conteúdos e áreas para se profissionalizarem. É o conteúdo da sala de aula na prática, além de aprenderem linhas ligadas ao empreendedorismo. E a Campus Party é para qualquer idade... Os estudantes do curso técnico em Informática para Internet foram no dia 17 de junho e passaram o dia no evento. Voltaram já querendo ir para próxima edição, [que ocorrerá] em novembro, Sao Paulo.

4. Inicialmente a Campus Party ocorria anualmente em São Paulo. Onde ela ocorre hoje?

Isso, começou anualmente, em São Paulo. Desde 2016, ela tem ocorrido em outros estados. Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Natal, Recife, Rondônia… São estados que fazem a parceria e pagam o evento, que é muito caro. Em 2022 já tivemos, em março, a edição de Brasilia, em junho a de Goiás, e São Paulo receberá a nacional, de 11 a 15 de novembro. Será a 14ª edição.

5. Como você avalia o significado de Goiânia, a capital de um estado conhecido pelo Agronegócio e a cultura que o circunda, receber um evento deste impacto? O que a CP pode trazer de benefícios para a área de TI em desenvolvimento no estado e para a população em geral?

Goiás foi considerado o segundo estado mais tecnológico do País recentemente. A CPGoiás2 teve várias palestras e hackathons voltados ao Agronegócio. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e o Sebrae, em parceria, trazem o evento com a "cara" do estado. Toda a população se beneficia. A Campus Party acaba e seu trabalho continua por meio dos Laboratórios Include - em Goiás já foram inaugurados 26 unidades, em regiões interioranas. Os estudantes têm aulas, oficinas de robótica, iniciação à programação desde a infância, em regiões carentes do estado.

Professora Jaqueline Ribeiro, em palestra ministrada durante a Campus Party Goiás 2

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres