Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza 2ª edição do projeto Férias Científicas

Campus Ceres realiza 2ª edição do projeto Férias Científicas

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 21h49 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 12h06 | Acessos: 544

Acolhida ocorreu entre 05 e 07 de julho, com estudantes de escolas públicas de cinco municípios do Vale de São Patrício. Projeto tem como foco aproximar os discentes das práticas científicas

Por Tiago Gebrim
Fotos: Cleiton Mateus; Fausto Filho

Na última semana de aulas deste primeiro semestre letivo de 2022 o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu 32 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio para nova edição do projeto Férias Científicas. Eles permaneceram por três dias na Instituição, período em que conheceram laboratórios, práticas e projetos.

Coordenado pela Gerência de Extensão da unidade, o Férias Científicas surgiu com função de aproximar os estudantes das escolas públicas do Vale de São Patrício do cotidiano da prática científica. O foco do projeto é mostrar aos estudantes experimentações em laboratórios de Ciências da Natureza, bem como mostrar projetos desenvolvidos no Campus, como a Equoterapia e as Trilhas Ecológicas.

Os estudantes participantes do Férias Científicas 2022 foram oriundos dos municípios de Carmo do Rio Verde, Ceres, Nova Glória, Rialma e Uruana, além do distrito de Santo Antônio da Barra. Eles foram selecionados pelas escolas, muitas vezes já parceiras do IF Goiano em outros projetos, com autorização prévia dos familiares.

“A minha irmã me mostrou e eu achei a o cronograma muito legal. Eu gostei principalmente dos animais e das plantações”, diz Ana Beatriz, participante do projeto que já possui uma irmã estudando no IF Goiano. “Quero fazer Agropecuária”, disse, certeira, ao ser perguntada se alguma área de conhecimento do Campus a interessou.

Interesse diferente tem o estudante Gabriel Macedo. Ao ser perguntado sobre o que chamou sua atenção, ele não titubeou: “Informática”, que é a área em que já tem interesse em seguir profissionalmente. A experiência, em geral, o impactou positivamente. “Não conhecia o IF, mas achei melhor [do que esperava], principalmente por conta dos laboratórios, dos equipamentos”, afirmou Gabriel.

Como entrar de “Férias” – O projeto Férias Científicas é realizado pelo Campus Ceres anualmente. A participação dos estudantes é gratuita, e o projeto é voltado para estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas. Nos três dias de imersão, eles se hospedam nas residências estudantis e têm acesso ao Restaurante Estudantil. As escolas interessadas em inscrever os estudantes podem procurar a Gerência de Extensão do Campus pelo e-mail extensao.ce@ifgoiano.edu.br.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres - com informações da Gerência de Extensão/ Campus Ceres