Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres sedia Mostra Cultural, com 10 espetáculos de teatro

Campus Ceres sedia Mostra Cultural, com 10 espetáculos de teatro

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 11h52 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 18h52 | Acessos: 563

Evento é gratuito e ocorre no Auditório do Campus, até a sexta-feira, 19 de agosto

Por Tiago Gebrim

Teve início na noite desta segunda-feira, 16 de agosto, a II Mostra Cultural Ceres. O evento, organizado pela Sem Nome CiaTeatro, congrega 10 espetáculos teatrais, que serão exibidos até sexta-feira, 19 de agosto, no Auditório do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). As exibições são gratuitas e abertas ao público.

Para o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, o apoio à realização de eventos culturais está dentro da proposta dos Institutos Federais, de promover e difundir o acesso à cultura, em duas diversas manifestações. Além disso, “os temas tratados são extremamente pertinentes à formação integral dos cidadãos, que ofertamos aqui no IF Goiano”, complementou.

O diretor artístico e presidente da Sem Nome CiaTeatro, Norval Berbari, agradeceu a parceria com o IF Goiano e outras instituições, como a Câmara Municipal de Ceres, fundamentais para realização da Mostra. Ele falou um pouco da história do evento, cuja primeira edição na cidade foi no início da década de 2000, com inauguração do Centro Cultural de Ceres.

As tratativas para realizar esta edição da Mostra Cultural Ceres estavam em andamento desde 2019, sendo interrompidas pela pandemia de Covid-19. As reuniões foram retomadas somente em março deste ano, e a data escolhida, de 15 a 19 de agosto, foi determinada para contemplar a participação dos estudantes, do Campus e nas escolas do município.

O espetáculo de abertura da Mostra, um monólogo encenado pelo ator Bruno Peixoto, conta a história do personagem Gentil, homem do interior do País que sofreu diversos preconceitos desde criança e encara a bruta realidade machista e LGBTQIAP+fóbica da sociedade brasileira na década de 1970. A peça, de nome Balanço, é do Grupo GTI, e em 2022 completa 14 anos de apresentações ininterruptas, no Brasil e em países da América Latina.

Confira a programação da mostra (clique e acesse) e participe!

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres