Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Inscrições para cursos técnicos começarão em 10 de novembro

Inscrições para cursos técnicos começarão em 10 de novembro

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h19 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 22h52 | Acessos: 1529

Processo Seletivo oferta 280 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Classificação dos estudantes será feita via sorteio

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga neste 1º de novembro as informações sobre seu Processo Seletivo 2023 para ingresso em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Serão ofertadas 280 vagas, divididas entre os cursos de Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente (veja mais abaixo). As inscrições serão gratuitas e realizadas on-line, de 10 de novembro até 13 de dezembro.

Diferentemente de anos anteriores, em 2022 a classificação dos candidatos ocorrerá por meio de sorteio de vagas. Funcionará assim: após o fim das inscrições, a comissão de seleção fará a classificação dos candidatos conforme a opção de curso e reserva de vagas (cotas) escolhida. Caso haja mais candidatos que o número de vagas, será feito o sorteio eletrônico, transmitido em tempo real via Google Meet.

Informações
sobre inscrições - A partir do dia 10 de novembro, o candidato deverá acessar a página ifgoiano.edu.br/ceres e escolher o curso para o qual deseja concorrer, e também o perfil de reserva de vagas (cotas) disponível, conforme o quadro no fim dessa notícia. Tendo escolhido o curso, ele deverá fazer sua inscrição, preenchendo todos os dados e informando seu CPF, que é obrigatório para essa etapa. Até o fim do período de inscrições, o candidato poderá optar por trocar sua opção de curso ou de cotas.

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio têm duração de 03 anos, em turno integral, e são ofertados para os estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental. Ao concluir o curso no IF Goiano, o estudante terá diploma único em que constará o Ensino Médio e a formação técnica escolhida.  As opções disponíveis são Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente.

Reserva de vagas –
 Todos os cursos possuem vagas reservadas para quem estudou todo o Ensino Fundamental em escola pública (não inclui escolas conveniadas, paroquiais, entre outras). Nestes casos, o estudante poderá optar por uma das nove opções de reserva de vagas (cotas), conforme o quadro a seguir:

DESCRIÇÃO

A QUEM SE DESTINA

RI - Renda inferior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa).

RI-PCD - Renda inferior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), com deficiência.

RI-PPI - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RI-PPI-PCD - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

RS - Renda superior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda.

RS-PCD - Renda superior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, com deficiência.

RS-PPI - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RS-PPI-PCD - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

ARQ - Assentados e Remanescentes quilombolas

Candidatos egressos de escola pública, oriundos de assentamentos da Reforma Agrária ou Remanescentes quilombolas.

Em caso de dúvida, o candidato deverá enviar um e-mail para a Comissão do Processo Seletivo, pelo endereço selecao.ce@ifgoiano.edu.br ou pelo número de WhatsApp institucional +55 62 3307 7100.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres