Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza 1º encontro do projeto Sinais na Zootecnia

Campus Ceres realiza 1º encontro do projeto Sinais na Zootecnia

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 10h42 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 23h26 | Acessos: 365

Evento envolveu estudantes do curso e teve o tema Ouvindo o mundo surdo na Zootecnia

Por Miriam Macedo e Tiago Gebrim
Fotos: Miriam Macedo

No último dia 22 de novembro, no auditório de seu Centro Integrado de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o Campus Ceres realizou o primeiro encontro do projeto Sinais na Zootecnia, que é coordenado pelas professoras da unidade Waldeliza Cunha e Glacie Rosa. Com o tema Ouvindo o mundo surdo na Zootecnia , o evento teve apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Além de servidores do Campus, como a coordenadora do Napne, Miriam Macedo Pereira, a reunião teve participação dos estudantes Eliézer Pereira e Maria Eduarda Cavicchioli, egressos do curso técnico em Agropecuária da Casa e que hoje cursam a graduação em Letras Libras na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O objetivo deste primeiro encontro foi a apresentação de conteúdos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras), como histórico e fundamentos de Libras, o alfabeto manual e os números, bem como a representação de materiais e objetos utilizados na profissão do zootecnista. A ação envolveu estudantes e professores do curso de Zootecnia, que participaram de atividades teóricas e práticas.

Sinais na Zootecnia – O projeto Sinais na Zootecnia surge a partir da realidade vivenciada pelo curso, que atualmente conta com um estudante surdo. Assim, foi verificada a necessidade da formação educacional e profissional dos acadêmicos, docentes e servidores relacionados à área, afim de atender e compreender as especificidades do estudante e de outras pessoas que venham a ingressar no Campus.

De acordo com Miriam Macedo, “o movimento de inclusão no Brasil se baseia em diretrizes sociais e educacionais para pessoas com deficiência, propondo uma educação que amplie os conhecimentos e melhore a qualidade de vida”. A ideia é buscar a participação e sua transformação cultural da sociedade. Indo nessa direção, e “com intuito de auxiliar a comunidade dos surdos, foi criada em lei a Língua Brasileira de Sinais”, explica.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
(Republicado em 05.12.2022 com correção de informações)