Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Professora do Campus Ceres registra marca de lente oclusora

Professora do Campus Ceres registra marca de lente oclusora

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 10h59 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2016, 17h08 | Acessos: 1685

Marca Lencoc é fruto de pesquisa vinculada à UnB e representa uma alternativa moderna ao "tampão" para tratamento de ambliopia

A docente do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Jaqueline Alves Ribeiro obteve, nesta última quinzena de março, registro da marca Lencoc. A marca se refere a um novo tipo de produto para tratamento da ambliopia, e é fruto de sua pesquisa de doutorado, Membrana oclusora de látex natural para tratamento de ambliopia, desenvolvida no âmbito da Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação, na Universidade de Brasília.

A Lente de Contato Oclusora (Lencoc), nome registrado na marca, é uma evolução do conhecido “tampão”, utilizado para o tratamento da ambliopia, doença popularmente conhecida como “olho preguiçoso”. O tratamento da ambliopia geralmente é feito cobrindo-se o olho saudável para exigir o desenvolvimento da acuidade visual do outro olho.

Para Jaqueline, o produto significa uma evolução na área oftalmológica, pois apresenta uma solução substitutiva de uma tecnologia utilizada há mais de 250 anos, o tampão. “O benefício é que essa membrana possibilita uma melhor 'qualidade de vida', inclusive social, porque a criança não vai sofrer o costumeiro bullying trazido pelo tratamento convencional e, também, não irá retirar a membrana, o que se traduz em um tratamento mais rápido”. Além disso, informa pesquisadora, o material utilizado na membrana é látex natural, o que propicia um produto final de baixo custo, potencialmente aplicável na rede pública de saúde.

Futuro – Após a conclusão da pesquisa, o próximo passo é iniciar os testes em organismos vivos. “Durante meu doutorado trabalhamos com experimentações in vitro e agora poderemos dar início aos testes em animais”, explica a criadora da membrana, deixando claro que antes de iniciar os testes o projeto irá passar pelas comissões de ética em pesquisa responsáveis.

Além da marca, registrada sob seu nome, a lente também já está patenteada, com vínculo à Universidade de Brasília. Assim, durante o período de 15 anos a Universidade poderá conceder, a empresas interessadas no desenvolvimento do produto, a licença, mediante pagamento de royalties.

Logotipo da marca Lencoc

Página da revista da Diretoria de Patentes do Inpi com registro da marca