Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Inclusão marca o tom de Reunião Pedagógica do Campus Ceres

Inclusão marca o tom de Reunião Pedagógica do Campus Ceres

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 18h22 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2016, 21h52 | Acessos: 1193

Encontro foi marcado pela presença de pessoas que lidam diariamente com necessidades especiais no contexto escolar e propôs atividades práticas para os docentes da unidade

Na última quarta-feira, 6 de abril, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promoveu, na tradicional Reunião Pedagógica, evento mensal que reúne todos os docentes, um encontro dedicado ao tema da inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Conforme informa o Gerente de Ensino da unidade, professor Mairon Marques, a discussão centrou-se na inclusão de pessoas surdas e com baixa visão, deficiências apresentadas por estudantes do campus. Para sensibilizar os docentes e mostrar o ponto de vista destes estudantes sobre o tratamento recebido no Campus Ceres e suas dificuldades, foi apresentado depoimento, gravado em vídeo, de um estudante com baixa visão.

Além da apresentação guiada pelos servidores integrantes do Núcleo de Atendimento da Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), foram convidadas duas pessoas externas ao IF Goiano: a mediadora de inclusão e pedagoga da Subsecretaria Estadual de Educação, Marciane Ribeiro, e a estudante de Pedagogia Janaína Maciel, que é cega e instrutura de Braile.

Durante a reunião, Marciane apresentou materiais que podem ser usados com pessoas de baixa visão ou cegos, enquanto Janaína falou de fatos corriqueiros, tais como lidar com um cego sem tratá-lo com diminuição, como guiar uma pessoa cega e sobre o estímulo ao desenvolvimento dos outros sentidos (audição, tato, olfato).

Ao final das apresentações, foram propostas aos docentes atividades envolvendo prática em sala de aula, as quais culminaram em uma troca de impressões mediada pela servidora Miriam Lúcia Pereira, do Napne, com contribuição das convidadas externas.

(Da esq. para dir.) Marciane Ribeiro, Miriam Pereira e Janaína Maciel
(Crédito da imagem: Gerência de Ensino/ Campus Ceres)

Janaína Maciel falou aos docentes sobre o cotidiano de uma pessoa cega, ambientado a discussão na sala de aula
(Crédito da imagem: Gerência de Ensino/ Campus Ceres)