Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes participam da VIII Semana Indígena da Serra da Mesa

Estudantes participam da VIII Semana Indígena da Serra da Mesa

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 17h26 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 22h08 | Acessos: 1229

Viagem ocorreu em 20 de abril e foi organizada pelo Neabi do Campus Ceres. Discentes produziram relatos sobre a experiência, disponibilizados nesta matéria

Estudantes do Campus Ceres na VIII Semana Indígena da Serra da Mesa (Crédito da imagem: Neabi)
imagem sem descrição.

O Campus Ceres, por meio do seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), proporcionou a estudantes dos cursos técnicos a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena presente em Goiás. Eles participaram da VIII Semana Indígena da Serra da Mesa, em Uruaçu (GO), evento organizado pelo Memorial da Serra da Mesa que ocorreu entre os dias 19 e 24 de abril.

De acordo com Flávia Cunha, presidenta do Neabi do Campus Ceres, o núcleo promoveu um concurso cultural, válido para estudantes de todos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para selecionar os participantes. Os interessados participaram escrevendo uma carta ao Neabi, na qual respondiam à pergunta “Por que você merece ir à Oitava Semana Indígena da Serra da Mesa?”.

Os vencedores, Gustavo Lourenço, do curso técnico em Meio Ambiente, Raquel Aquino, do curso técnico em Agropecuária, e Sâmela Carvalho e Maria Carolina Spinelli, ambas do curso técnico em Informática, viajaram no dia 20 de abril, dedicando todo o dia a acompanhar as atividades e apresentações desenvolvidas na Semana Indígena.

“Acreditamos que é uma oportunidade verdadeira de ter contato com a cultura indígena, uma cultura que não conseguimos chegar perto com facilidade. A gente pode ver os rituais, ver algumas danças, orações”, opina Flávia, sobre o que representou a visita. Para ela, os estudantes retornaram “muito impactados e animados” para aprofundar estudos sobre a cultura e a história indígena em Goiás.

Entre outros pontos destacados, os estudantes citam a bravura da cacique Tanoné Kariri-Xóco, responsável por travar batalhas com fazendeiros e governantes na defesa de sua tribo. “Fui presenciar histórias de uma cacique guerreira, uma mulher vitoriosa e que enfrentou o governo! Enfrentou Brasília, enfrentou a presidente e também o preconceito de ser uma das 18 Caciques mulheres nesse Brasil”, relata o estudante Gustavo Lourenço.

Os participantes também destacam o impacto cultural, que os fez olhar “para dentro”, para o outro que se encontra ao lado e é parte da formação de um Brasil desconhecido por muitos brasileiros. “A visita fez com que eu entendesse mais dessa cultura que está tão perto de nós e que, mesmo assim, insistimos em fechar os olhos e não buscar conhecê-las”, conta Maria Spinelli.

A Semana – Mais de 50 representantes indígenas compareceram ao evento, que teve foco na educação ambiental. Havia integrantes das etnias Kaiapó, Tukano, Macuxi, Kariri-Xocó, Xavantes e Ava-Canoeiro, os quais fizeram exposições para cerca de 3 mil participantes. A programação incluiu danças e rituais tradicionais indígenas, a feira de produtos da sociobiodiversidade indígena - como artesanatos, raízes e pinturas corporais - e trocas de sementes.

Relatos – Incentivados pelo Neabi, os participantes produziram relatos sobre suas impressões de viagem, contrastando com sua carta de intenções que os levou à visita. Confira o que disseram nossos estudantes sobre a VIII Semana Indígena da Serra da Mesa.

Ascom Campus Ceres (com informações da SNAS/SG)