Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres promove curso de Boas Práticas de Laboratório e Biossegurança

Campus Ceres promove curso de Boas Práticas de Laboratório e Biossegurança

Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2016, 21h31 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 23h24 | Acessos: 1451

Ofertado por servidores da área de Ciências Biológicas, a atividade visa capacitar estudantes para uso dos laboratórios em projetos de pesquisa, além de explorar potencial mercadológico da atividade

Jorge Freitas (à esq.) explica o manuseio de um autoclave a estudantes de Ciências Biológicas e Zootecnia
imagem sem descrição.

Na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, estudantes dos cursos superiores do Campus Ceres participaram do curso de Boas Práticas de Laboratório e Biossegurança, ministrado pelo biólogo da unidade, Jorge Cieslak, e pela técnica de laboratório de Biologia, Emiliane Belo, que são, também, propositores da ideia. O curso, de modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), disponibilizou 20 vagas para atender prioritariamente aos estudantes com projetos de Iniciação Científica (IC) ou trabalho de conclusão de curso (TCC) em andamento.

Voltado para os cursos superiores das áreas de Ciências da Natureza, a capacitação ocorreu nos dias 10 e 12 de maio, totalizando oito horas de atividades. O biólogo do Campus Ceres, Jorge Cieslak, explica que o objetivo é "nivelar o conhecimento dos estudantes de IC ou TCC com relação à biossegurança e às boas práticas laboratoriais, visando preservação da integridade física dos indivíduos, das instalações e dos equipamentos". Além disso, o servidor destaca que a capacitação técnica assegura garantia de qualidade aos resultados obtidos.

De acordo com os proponentes, o curso contribui com a formação acadêmica, uma vez que as quatro graduações contempladas - Agronomia, Ciências Biológicas, Química e Zootecnia - têm potencial a ser aproveitado no mercado de trabalho, justamente na área laboratorial. A ideia, enfatiza Jorge, é transformar a ação em curso de extensão, "com várias etapas e conteúdos diversos a serem abordados", para beneficiar continuamente os acadêmicos da Instituição.

Ascom Campus Ceres