Começa o ciclo 2025-2026 de Iniciação Científica no Campus Ceres
Encontro reforça compromisso do Campus com a excelência acadêmica, o incentivo à pesquisa científica e a valorização da integração entre eixos
Por Vilson Siqueira e Tiago Gebrim
Fotos: GPPI Campus Ceres
No último dia 8 de setembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou um encontro para marcar a abertura oficial do ciclo 2025-2026 dos programas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da unidade. O evento, organizado pela Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, ocorreu no auditório do Centro Integrado de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Cippi), no período vespertino.
A reunião trouxe professores, técnicos administrativos e acadêmicos que estão direta ou indiretamente envolvidos nos projetos que se iniciarão neste ciclo, promovendo a integração e alinhamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do período. Durante a programação, foram apresentados os objetivos institucionais da Iniciação Científica, os compromissos acadêmicos dos bolsistas e voluntários, além das orientações sobre os relatórios parciais, finais e a participação em eventos científicos.
Segundo o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Casa, Henrique Oliveira, o início deste novo ciclo representa a “consolidação dos esforços do campus em fomentar a pesquisa”, desde a formação básica até a pós-graduação, fortalecendo a produção científica e a inserção dos estudantes em ambientes de investigação.
Coordenador de Iniciação Científica e responsável diretamente por supervisionar a execução dos projetos, o docente Vilson Siqueira destacou que a participação dos estudantes nesses programas contribui diretamente para a formação de novos pesquisadores. “É uma forma de incentivar o protagonismo acadêmico e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida profissional”, afirmou.
O ciclo 2025-2026 contempla diferentes modalidades de bolsas, como Iniciação Científica regular (Pibic), para Ensino Médio (Pibic-EM) e para ações afirmativas (Pibic-AF), além da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Em cada um destes programas há também a participação de estudantes voluntários, que igualmente desempenham papel fundamental no avanço das pesquisas propostas no ciclo.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais