Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres integra evento Scratch Day

Campus Ceres integra evento Scratch Day

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2016, 10h51 | Última atualização em Sábado, 21 de Mai de 2016, 00h09 | Acessos: 1290

Mais de 130 estudantes da unidade, entre ensino técnico e superior, estiveram presentes no evento internacional da área de Programação. Realização ocorreu simultaneamente a outros 659 lugares ao redor do mundo

Evento também teve participação de pessoas da comunidade externa, convidados pelos próprios estudantes
imagem sem descrição.

Neste sábado, 14 de maio, o Campus Ceres participou da realização do Scratch Day, evento mundial da área de Informática que comemora o Scratch, um projeto gratuito do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab que facilita o acesso à programação. Durante o dia ocorreram apresentações de trabalhos, elaboração de jogo (Plants x Zombies), além de um minicurso, ministrado por discentes do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, para que os iniciantes pudessem se familiarizar com o Scratch.

A participação envolveu 137 estudantes, a maioria de cursos ofertados pelo Campus Ceres na área de Informática: técnicos em Informática e em Informática para Internet e o bacharelado em Sistemas de Informação. De acordo com um dos idealizadores, o docente Adriano Braga, “vários estudantes saíram entusiasmados com o evento e com a ferramenta, além de termos propiciado uma boa relação entre os diversos cursos da área de Informática do campus”.

Por ser uma ferramenta classificada como software educacional livre, todo o material utilizado no projeto – códigos, artes gráficas, efeitos sonoros, entre outros – foram compartilhados entre os participantes. “Inclusive, muitos dos trabalhos realizados pelos estudantes”, informa Adriano, “estão disponíveis publicamente na página oficial do evento”.

O Scratch Day se encerrou Às 11h, após três horas de atividades. Ainda no encerramento houve distribuição de brindes, como livros tematizados em Tecnologia da Informação e um ingresso – exclusivo para o público feminino – para o 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia (MNT), que será realizado no próximo mês de junho, em Goiânia (GO).

Locais, em todo o mundo, que participaram da realização do Scratch Day

Ascom Campus Ceres