Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres dá início à IV Semana de Ciências Agrárias

Campus Ceres dá início à IV Semana de Ciências Agrárias

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 16h39 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2016, 10h35 | Acessos: 2450

Com o tema Pilares do Agronegócio, evento ocorre entre 17 e 19 de maio, e é destinado a pequenos e grandes produtores rurais de Ceres e região. Evento é realizado em parceira com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás

Estudantes de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação ligados às Ciências Agrárias compuseram o público da cerimônia
imagem sem descrição.

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu abertura nesta terça-feira, 17 de maio, a sua IV Semana de Ciências Agrárias. O evento, que ocorre entre 17 e 19 de maio, caracteriza-se como um dos maiores do gênero na região do Vale de São Patrício e busca atender a estudantes e professores da área de Ciências Agrárias e os pequenos e grandes produtores agropecuários regionais (veja abaixo a programação).

Iniciando as falas da mesa diretiva da cerimônia, o coordenador do curso de Zootecnia da unidade e também presidente desta edição da Semana, Paulo Ricardo Leite, exaltou a colaboração entre os cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus Ceres na organização e execução do evento. Ele reforçou que a cada ano a Semana de Ciências Agrárias se consolida na Instituição e na comunidade: “Hoje a Semana integra também a VII Semana Acadêmica de Agronomia, o V Ciclo de Palestras de Zootecnia, a II Mostra Científica e o I Workshop de Irrigação no Cerrado”, disse Paulo, ilustrando que o evento abarca temas e estudantes não só dos cursos superiores como também do mestrado profissional do campus.

Agricultura Familiar – A solenidade de abertura foi coroada com a participação do assistente técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário Saulo Reis. Ele ministrou a palestra Agricultura Familiar e o mercado de trabalho, na qual conjugou dados do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário e do censo rural do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com sua experiência profissional junto aos pequenos produtores.

Saulo defendeu a importância dos profissionais das Ciências Agrárias voltarem sua atenção para esta parcela de trabalhadores rurais, responsável nada menos que por 70% do alimento presente na mesa do brasileiro. Ilustrando, ele afirma que muitos produtores não participam de iniciativas de fomento como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de diversos editais de crédito rural pela falta de assistência técnica adequada, que pode ser realizada por técnicos em Agropecuária ou agrônomos, entre outros profissionais.

O evento – A IV Semana de Ciências Agrárias tem extensa programação, que segue até 19 de maio. Todos os eventos ocorrerão nas dependências do Campus Ceres. São sete minicursos e onze palestras, que abarcam temas de agricultura, pecuária e técnicas de irrigação, tanto para pequenos produtores quanto para empresários do setor. A participação nas palestras é aberta ao público, sem limitação de vagas. Já para os minicursos é preciso estar previamente inscrito. A Semana é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Ascom Campus Ceres