Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Sarau Ambiental destaca projetos do IF Goiano

Sarau Ambiental destaca projetos do IF Goiano

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2016, 18h03 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 09h46 | Acessos: 2156

Evento integrante da Semana Municipal do Meio Ambiente, o Sarau Ambiental trouxe mais de duas horas de programação cultural, que envolveram estudantes de diversos cursos do IF Goiano e de outras instituições

Apresentação da peça Era uma vez o Rio Doce, pelos integrantes do Pibid do Campus Ceres
imagem sem descrição.

Para ouvir, ver e, principalmente, refletir. Em conjunto à UniEvangélica, à Facer Ceres e à Prefeitura Municipal de Ceres, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou, nesta quarta-feira, 1º de junho, o Sarau Ambiental 2016. O evento, que é tradicional no Campus Ceres, pela primeira vez saiu dos limites da Instituição para ocorrer no meio da cidade, mais especificamente no Parque Curumim.

A abertura se deu às 20h, com falas do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, do diretor da unidade ceresina da UniEvangélica, Valtecino Leal, e da prefeita de Ceres, Inês Brito. Encerrado o momento, o Sarau recebeu sua primeira atração – a Orquestra Sinfônica Criar e Tocar, que é projeto da UniEvangélica de Goianésia (GO).

Logo em seguida, houve um aulão de dança, realizados pela Academia da Saúde, e a apresentação Mãos que Cantam, do Coral de Libras do Campus Ceres do IF Goiano. Apresentações de teatro também movimentaram a noite, empreendidas por estudantes de cursos técnicos e dos licenciandos participantes do programa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia.

A programação ainda envolveu concurso de fotos, desfile de roupas feitas com artigos reciclados, recitação de poesias e diversas apresentações musicais, como as dos estudantes Rosana Alves e Alfredo e Inácio Silva, com a música Passarinho, e Juliana Vieira, Lorena Ribeiro, Carlos Fernando e Jéssica Vieira, com Dança Menina:

Preocupação ambiental – Para o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, a integração do Sarau Ambiental com outras instituições é importante para ampliar a eficácia das ações da Semana Mundial do Meio Ambiente: “A questão ambiental nós sabemos que ela é de todos. Não é só uma instituição isolada que vai realizar toda uma conscientização. Quanto mais instituições envolvidas, maior a amplitude da conscientização e, quem sabe, até uma mudança de comportamento”, opina Vicente.

Além de abrir portas para novas atividades em conjunto, o Sarau tem a inegável importância de aproximar o Campus Ceres – e o IF Goiano como um todo o – da comunidade do Vale de São Patrício. “O Sarau vem mostrar para a comunidade o que o Instituto tem, porque o campus é muito mais que cursos, ele tem iniciativas culturais e artísticas, uma diversidade de eventos e projetos ocorrendo a todo o tempo”, informa Eliane Rosa, presidenta da comissão responsável pela participação do IF Goiano na Semana de Meio Ambiente. Indo ao encontro da opinião do reitor do IF Goiano, Eliane ressaltou "que a parceria com a prefeitura e instituições de ensino de Ceres foi positiva e deve continuar".

O reitor IF Goiano, Vicente de Almeida (ao centro), e a presidenta da comissão organizadora, Eliane Rosa (à direita)

Desfile da Moda Lixo-Luxo, projeto da docente Socorro Viana, do curso de Ciências Biológicas do Campus Ceres

Acesse o álbum de fotos do Sarau

Ascom Campus Ceres