Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres vence concurso de combate ao Aedes aegypti

Campus Ceres vence concurso de combate ao Aedes aegypti

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 10h51 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 21h49 | Acessos: 1918

Projeto Um por Todos e Todos Contra Um, realizado com estudantes do Ensino Médio Técnico, trabalhou a conscientização da comunidade quanto ao combate do mosquito Aedes aegypti. Ações incluíram vistoria a possíveis focos de reprodução do mosquito, palestra e elaboração de paródias educativas

Encerramento da etapa de aplicação do questionário, no dia 14 de abril (Crédito: Simone Firmino)
imagem sem descrição.

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi o vencedor, entre as instituições escolares de Ensino Médio, do concurso proposto pela Prefeitura Municipal de Ceres para projetos educativos de intervenção para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das já conhecidas Dengue e Febre Chikungunya e do Zika Vírus. O título foi levado pelo projeto Um por Todos e Todos contra Um, proposto pela docente Simone Firmino e executado com os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, em parceria com a Gerência de Extensão do campus e as secretarias municipais ceresinas de Educação, Cultura e Esporte e de Saúde.

Os objetivos do plano de trabalho, conforme explica a proponente, pautavam-se por mostrar a importância do trabalho em equipe no combate ao mosquito vetor. “A promoção de parcerias pode acarretar mudanças coletivas, e é isto que precisamos nesse momento de grande preocupação com a saúde pública, precisamos de coletividade, companheirismo e movimentação”, informa Simone, que também colaborou com outras ações externas do campus, como a campanha ZikaZero realizada na cidade de Goianésia (GO) em 8 de abril.

As ações foram realizadas em quatro diferentes etapas. Primeiramente, houve um concurso de paródias com o tema de combate ao mosquito vetor, que ocorreu no Campus Ceres em 5 de abril, com envolvimento de toda a comunidade discente dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Em seguida, as ações foram realizadas externamente, junto ao projeto Conviver, no Parque Curumim, em Ceres. Essas consistiram na aplicação de um questionário, para aferir o conhecimento do público acerca das doenças transmitidas pelo mosquito e das formas de combate a ele, e da palestra Dengue, Zika e Chikungunya: como nos prevenir?, que ocorreram na segunda semana de abril.

Por fim, a etapa final do projeto foi realizada no Campus Ceres, por meio de um acompanhamento dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente às atividades do síndico dengueiro – figura instituída pela prefeitura ceresina como responsável, em cada instituição, por acompanhar e averiguar a situação do ambiente em relação a possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti. A ação ocorreu no dia 28 de abril e percorreu as principais vias e construções do Campus Ceres.

Aplicação dos questionários e palestra Dengue, Zika e Chikungunya, realizados no Projeto Conviver (Crédito: Simone Firmino)

Resultados -
Além de efetivar a conscientização de estudantes, servidores e membros da comunidade, Simone aponta outros aspectos alcançados pelo projeto: “O contato da turma com o Projeto Conviver despertou nos estudantes uma sensibilidade e responsabilidade para com nossos idosos, que surpreendeu até mesmo eles próprios”, comemora. E finaliza: “Projetos nesse sentido só tendem a contribuir, não somente com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, mas também para o despertar do senso crítico da sociedade em geral e a sensibilização para questões sérias como o combate ao mosquito Aedes aegypti”.

A cerimônia de premiação dos projetos vitoriosos no concurso ocorrerá no dia 10 de junho, no Centro Cultural de Ceres (com horário ainda a definir). Além do Um contra Todos e Todos contra Um, o projeto Nossa Vida vale mais que um Mosquito, da Escola Municipal Domingos Mendes, foi vencedor do concurso, na categoria Ensino Fundamental. Os estudantes participantes dos dois projetos receberão um kit escolar com mochila, camiseta, boné e squeeze.

Vencedores do concurso de paródias recebem a premiação das mãos do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus. À direita, a professora Simone Firmino, proponente do projeto

Acompanhamento do síndico dengueiro, no dia 28 de abril, pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente (Crédito: Simone Firmino)

Ascom Campus Ceres