Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Intercambista do Campus Ceres relata sua experiência em Portugal

Intercambista do Campus Ceres relata sua experiência em Portugal

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2016, 12h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 12h27 | Acessos: 3239

A acadêmica Nikaele Moreira, do Campus Ceres, está finalizando seu intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança. Nesta matéria ela relata algumas de suas impressões e dá detalhes sobre sua vivência fora do país

Em novembro de 2015, a estudante de Licenciatura em Química Nikaele Moreira, do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), foi selecionada no programa de intercâmbio celebrado entre o IF Goiano e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Ela foi a primeira estudante do campus a participar de mobilidade internacional, que se iniciou no último mês de fevereiro. Agora, próximo ao fim do semestre, Nikaele concedeu uma entrevista ao Campus Ceres, em que fala sobre sua experiência como intercambista.

A estudante cursa atualmente as disciplinas de Química Farmacêutica, Engenharia de Reações, Processos de Separação, Projeto de Química e Língua Inglesa, todas ofertadas pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para se manter no país, Nikaele se beneficia de acordo firmado entre o IF Goiano e o IPB, que garantem residência estudantil para intercambistas e auxílio alimentação.

Nikale, como veio a ideia do intercâmbio? Você já buscava esse ou outro programa no IF Goiano, ou a ideia surgiu quando o edital de Bragança foi aberto?
A ideia foi um pouco inesperada, pois ocorreu no dia que o edital foi divulgado. A princípio já tinha em mente que seria uma ótima oportunidade, mas como estudantes sempre são muito indecisos, cheio de dúvidas, fui a procura de opiniões de alguns amigos e professores. E como esperado, todos acharam que seria uma excelente oportunidade para vida acadêmica, pessoal e para o meu currículo. Disseram que este intercâmbio poderia abrir portas na minha vida futuramente. Assim, realizei a inscrição no edital e fui selecionada pra essa grande experiência.

Quais foram as etapas que você precisou superar para conseguir sua aprovação?
A grande dificuldade foi arrumar todos os papéis a tempo. Mas graças a Deus e as orientações de alguns professores, principalmente da professora Fabiana Marques e da ajuda do meu amigo Allan Pablo, foi possível organizar as documentações necessárias a tempo de me inscrever.

E suas primeiras impressões, como foram?
Aqui o ensino é de muita qualidade, tem muito a oferecer aos alunos, tem professores qualificados, infraestrutura de excelente qualidade, tudo para se ter um futuro promissor. Não vou dizer que é fácil, pois encontrei muitas dificuldades nas matérias e na metodologia de ensino.

E atualmente?
Bem, as impressões são as mesmas até momento e acredito que não irão mudar.

Quais os benefícios você percebe neste intercâmbio? Quais pontos de convergência e divergência você vê entre o ensino e as disciplinas cursadas aqui no Brasil e as daí de Portugal?
O intercâmbio é uma grande oportunidade na vida acadêmica e profissional, e principalmente pessoal. Com esta oportunidade conhecemos pessoas novas, culturas diferentes da nossa, pontos turísticos encantadores. Uma coisa muito boa do Instituto Politécnico de Bragança é que tem muitos estudantes de outras nacionalidades fazendo intercambio também, o que é muito bom, pois aprendemos a nos relacionar com muitas pessoas diferentes, com outras opiniões e pontos de vista.
A metodologia de ensino é um pouco diferente, achei que aqui os professores passam as matérias mais rápido, mas isso não pode ser considerado um ponto negativo, até porque se você não entendeu você pode procurar o professor para que te explicar novamente, da mesma forma que ocorre no Brasil. Eu pessoalmente tenho um pouco de dificuldade, mas acredito que seja por meu curso no Brasil ser licenciatura em Química e aqui eu estar cursando algumas disciplinas da engenharia. Aqui mesmo sendo a língua portuguesa, inicialmente você sente um pouco de dificuldade de entender o que eles falam, principalmente se falarem rápido.

Depois do intercâmbio você reavaliou suas opiniões sobre sua futura vida profissional? Quais são suas expectativas?
Reavaliei sim, mas não para mudar de área e coisa do tipo, mas sim pra continuar estudando, ter um mestrado e sequencialmente um doutorado, pois no mundo têm-se muitas coisas pra conhecer e ser estudadas.

Tem alguma palavra para estudantes do IF Goiano em relação aos editais de intercâmbio?
Aos meus colegas eu tenho a dizer que o intercâmbio é uma ótima experiência acadêmica, e também uma maravilhosa experiência pessoal, que você leva para vida toda. Sinceramente, aconselho a todos realizar um intercâmbio, não importa o lugar, de toda forma vai ser muito gratificante para sua vida. Não digo que seja fácil, você sentirá falta do Brasil, saudades de sua família e amigos, mas será uma oportunidade inesquecível e um agregado de experiências boas e valores que pode-se viver e adquirir no decorrer de tudo. Vale a pena!

A estudante em visita ao Castelo de Bragança, Portugal (Crédito: Nikaele Moreira)

Ascom Campus Ceres