Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudante do Campus Ceres participa de seletiva para World Skills 2017

Estudante do Campus Ceres participa de seletiva para World Skills 2017

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 23h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 12h02 | Acessos: 2509

João Víctor Santos, do curso técnico em Informática, representa o IF Goiano na seletiva que ocorre entre os dias 25 e 29 de julho no estado do Amapá

Adriano Braga e João Victor Santos na abertura do evento, realizado na unidade do Senai em Macapá, AP (Crédito: Adriano Braga)
imagem sem descrição.

Entre os dias 25 e 29 de julho, o estudante do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) João Víctor Santos participa de uma seletiva nacional na cidade de Macapá, AP. O melhor colocado irá representar o Brasil na categoria de Web Design no World Skills 2017, a maior competição de Educação Profissional do mundo, congregando participantes de 72 países.

Durante quatro dias – entre 26 e 29 de julho – os estudantes realizarão provas que totalizarão seis módulos, dois por dia. “O estudante, diante do computador, sem possibilidade de acessar a internet, tem de construir um site completo – desde a documentação até o design final –, a partir do software disponibilizado”, informa Adriano Braga, professor da área de Informática do Campus Ceres. “A cada módulo é feita a leitura e discussão da proposta junto ao orientador, e depois inicia-se a atividade”, complementa o professor, que participa da seletiva na condição de orientador de João Víctor.

Participação e seleção – A participação dos Institutos Federais (IFs) é recente neste evento: em 2014, houve participação em algumas modalidades, principalmente na área de Ciências Agrárias. Apenas neste ano, entretanto, a competição foi aberta a todas as modalidades, inclusive a de Web Design. O incentivo de integrar os IFs vem por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que, inclusive, dá o aporte financeiro para a participação, informa Adriano.

A escolha, no Campus Ceres, de qual estudante representaria o Instituto na seletiva iniciou-se em maio de 2016, quando Adriano recebeu o convite. O professor conta que dedicou-se, desde então, à avaliação dos estudantes interessados, analisando o melhor perfil para as atividades exigidas e, por fim, aplicando módulos-teste. Entre os pré-candidatos, destacou-se João Víctor, que cursa o último ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

Ao todo participam da seletiva 14 competidores, de diversos estados brasileiros. Desses, cinco são oriundos de Institutos Federais, dos estados de Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Além de João Víctor, um estudante do Campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG) também representa o estado.

João Víctor durante a realização de módulo da seletiva, que envolve o desenvolvimento completo de um web site (Crédito: Adriano Braga)

Ascom Campus Ceres
(Republicada com alterações em 28.07.2016)