Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres é pioneiro na oferta do Certific

Campus Ceres é pioneiro na oferta do Certific

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 10h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 16h16 | Acessos: 1096

Programa do governo federal permite avaliar, reconhecer e certificar habilidades profissionais dos trabalhadores sem formação específica na área

Imagem do dia do acolhimento, quando o programa foi apresentado aos trabalhadores inscritos
imagem sem descrição.

O Campus Ceres é a primeira unidade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) a ofertar o Programa de Certificação Profissional (Certific) do Governo Federal. O programa, que existe por meio da chamada Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific), originou-se de ação conjunta dos ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho, reordenada em 2014. Conforme o MEC, a rede foi instituída “para responder à necessidade de uma política pública efetiva de reconhecimento e certificação de saberes profissionais, aliada à elevação de escolaridade”.

Em Ceres, o Certific oferta a possibilidade de reconhecimento e certificação profissional para a produção de queijo, conforme demanda levantada localmente. Essa constituiu a chamada primeira etapa da constituição do Programa, conforme explica o gerente de Extensão da unidade, Rangel Rigo: “A primeira etapa se chama busca ativa, quando vamos à sociedade levantar demandas para o início do processo. A busca foi feita por meio de conversas com empresas do município e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras entidades. A demanda com maior relevância foi apontada pelo Sindicato, que levantou a necessidade de reconhecimento das habilidades referentes aos produtores de queijo associados”, conta Rigo.

A partir da definição da área de certificação em que atuaria, a etapa seguinte consistiu na elaboração do edital com as regras e cronograma da seleção, que foi aberta a toda a comunidade, e divulgada em rádios locais, no próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na página do Campus Ceres na internet. O processo de cadastro dos profissionais ocorreu no próprio campus, de forma presencial. Ao todo foram 24 produtores interessados em certificarem devidamente as suas práticas profissionais.

Antes de se matricular, conhecer – Um dos diferenciais do programa Certific, informa Rigo, é a etapa do acolhimento, na qual são apresentados a instituição, os servidores que atuarão na certificação e uma conversa com os inscritos. No Campus Ceres, o acolhimento foi realizado no dia 08 de março, no período vespertino. “Apenas depois da apresentação é que os integrantes decidem se irão participar ou não do programa. Para nossa satisfação, a adesão foi total, com os 24 produtores que se cadastraram”, conta o gerente de Extensão.

As atividades do Certific se iniciaram na segunda-feira, 12 de março, com a entrevista coletiva, na qual os participantes, além de uma breve fala sobre sua história, detalharam suas experiências profissionais com a produção de queijos. Entre os pontos abordados, falou-se sobre o tempo em que trabalham com a atividade, o porquê de terem-na escolhido, as principais dificuldades na produção e comercialização do produto e a expectativa com a certificação.

“A partir de agora haverá o acompanhamento da prática profissional, que será realizado no próprio Campus Ceres, no departamento de Agroindústria”, explica Rangel. “Nessa etapa, os servidores observarão todo o processo de produção, podendo apontar detalhes a serem aperfeiçoados pelos produtores, como melhor aproveitamento da matéria-prima ou facilidades para o acondicionamento dos queijos”, detalha.

O produtor que apresentar nível satisfatório em todo o acompanhamento receberá o certificado de Produtor de Queijo tipo Minas Frescal, concluindo assim sua participação no programa. Aqueles que porventura não atingirem o nível esperado para determinada avaliação terão a opção de complementar seus saberes por meio de curso de formação continuada, a ser ofertado pelo próprio campus. Uma vez realizado o curso, esses produtores estarão aptos a serem certificados.

Ascom Campus Ceres