Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes participam de atividade de conscientização no Dia da Árvore

Estudantes participam de atividade de conscientização no Dia da Árvore

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 20h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h00 | Acessos: 1095

Concluintes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio plantaram mudas para marcar a passagem das turmas pelo câmpus

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Câmpus Ceres promoveu uma atividade junto a seus estudantes das terceiras séries dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática integrados ao Ensino Médio, a fim de comemorar o Dia da Árvore.

Os concluintes foram convidados a trazer mudas de árvores, as quais foram plantadas numa área próxima ao Mirante do câmpus. A ideia, segundo o diretor de Ensino, Cleiton Mateus, é que cada turma possa deixar sua marca, ao concluir o curso, o que, no futuro, pode se tornar uma área plantada exclusivamente pelos formandos dos cursos técnicos. Além disso, espera-se que a ação chame atenção para o Dia da Árvore, numa perspectiva de compreensão da necessidade de se preservar áreas de vegetação nativa e também do reflorestamento.

É o que pensa o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do câmpus, Roriz Machado: “As pessoas tinham de se sensibilizar com o papel das árvores e florestas como serviços ambientais. No sentido de regulador do clima – ao captarem água do lençol freático e dispersá-la na atmosfera, contribuindo para o ciclo hidrológico –, como elemento da biodiversidade – lembremos que numa planta pode estar a cura de uma doença”.

Roriz enfatiza que grandes produtores, e o agronegócio em geral, utilizam a natureza num viés capitalista. “As florestas também são riquezas, mas nem sempre embolsáveis – não é um valor monetário, mas sim ambiental. Para entender isso tudo é preciso começar pela educação, conscientizando crianças e jovens”, conclui.

Ascom Campus Ceres (imagens: Daniel Barbosa)