Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IV Café Pedagógico

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 08h27 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 08h29 | Acessos: 1194

15 de agosto de 2019 

O Café Pedagógico é um evento idealizado pelo Literando: Compreensão Leitora, grupo interdisciplinar de estudos em leituras do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, em parceria com instituições regionais de educação. De caráter itinerante e realizado anualmente, o evento tem como objetivo central discutir questões relacionadas à educação e à formação de professores. Em sua quarta edição, o evento apresenta o tema Cultura de Paz na Escola: reflexões sobre o Espaço Escolar e o Uso da Violência.

Em todos os tempos, a temática da violência se fez presente na vida humana, inclusive, acredita-se que a vida humana é marcada pela agressividade, acima de tudo, e que não há nenhuma sociedade totalmente livre de violência. É assim que a violência acaba se manifestando de maneiras diferentes em cada situação, a partir de cada espaço, de cada rosto, enfim, concretiza-se de múltiplas formas para sujeitos diferentes em classes também diferentes, mas não menos cruéis. E essa realidade violenta também está na escola, espaço que sustenta as mais diversas crueldades, que se manifestam na reprodução de uma vida cada vez mais padronizada, cheia de estereótipos e excludente na maneira como percebe o ser humano, quase sempre em uma humanidade duvidosa. O nosso desafio neste IV Café Pedagógico é, então, escancarar e dar visibilidade às práticas violentas, problematizando e trazendo à luz capacidade crítica e narrativa dessas ações, além de possibilitar análises, reflexões e, só assim, reavaliar posturas que apontem para uma lógica do diálogo, do afeto, da confiança e da implantação de uma cultura de paz na escola. Isso não significa, no entanto, neutralizar o espaço da escola, já que impera ali os conflitos próprios da convivência humana e são esses conflitos que nos humanizam na força da legitimação da diferença, que vai muito além na ação tolerante, mas sim atentar-se ao que nos faz camuflar problemas graves, muito presentes nas instituições de ensino, como problemas de gênero, racismo, diversidades sexuais, questões de classe, fundamentalismo religioso e uma série de outras questões que precisam ser discutidas na escola, constantemente, em um projeto intermitente de combate ao bullying.

Data: 15 de agosto de 2019 

Local: Campo de Futebol do IF Goiano - Campus Urutaí

Palestrantes: Profa. Dra Letícia Tavares de Faria (IF Goiano) / Prof. Me. Paulo César Pereira (IFG) / Prof. Dr. Jadir Gonçalves Rodrigues (UEG)

Inscrições: https://www.even3.com.br/ivcp/

registrado em:
Fim do conteúdo da página