Programação da 2ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão
Apresentação | Programação | Comissão organizadora |
Clique e acesse a programação do evento:
Horário/Data |
08/11 |
09/11 |
08h-às 08h30min |
Abertura da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - Campus Avançado Catalão |
Mostra de Pôsteres – apresentação das pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio para escolas públicas e privadas de Catalão. |
8h30min às 9h |
Apresentação cultural: grupo de violeiros da Fenova |
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9h às 9h30min |
Coffee Break |
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9h30min às 11h |
Palestra de abertura: As relações Étnico-raciais nas pesquisas em Ensino de Ciências |
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11h às 13h |
Almoço |
Almoço |
13h às 15:30h |
Minicursos 1, 2 e 3 |
Mostra de Pôsteres – apresentação das pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio para escolas públicas e privadas de Catalão. |
15:30h às 16h |
Coffee Break |
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16h às 18h |
Continuação - minicursos 1, 2 e 3 |
Encerramento |
18h às 19h |
Intervalo |
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19h às 20:30h |
Minicurso: Utilização do software Dynalearn no ensino de Ciências |
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20:30h às 21h |
Coffee Break |
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21h às 23h |
Minicurso: Utilização do software Dynalearn no ensino de Ciências |
PALESTRA DE ABERTURA
Prof.ª Dr.ª Nicéa Quintino Amauro
Possui bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (USP) desenvolvida no Instituto de Química de São Carlos - IQSC concluída no ano de 2001. Doutora e Mestre em Ciências nesta mesma instituição, tendo analisado a compreensão do conhecimento químico nas provas dos concursos vestibulares da FUVES/USP, COMVEST/UNICAMP, assim como as provas de conhecimento específicos das áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas do concurso vestibular da VUNESP/UNESP entre os anos de 1998 e 2008, assim como do ENEM. Atualmente é Professora Adjunta, nível 3, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotada no Instituto de Química, aonde é coordenadora de área do sub-projeto interdisciplinar do campus Santa Mônica sobre educação para as relações étnico-racial e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Realiza pesquisas nas áreas: avaliação e currículo; experimentação; mediação didática; formação de professores e educação ambiental.
MESA REDONDA
Prof. Dr. Luiz Carlos do Carmo
Mestre e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e pesquisador na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, nos cursos de História E Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em História. Atuo em atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca dos elementos da história das práticas educativas, dos processos formativos, no núcleo de formação de professores no Estágio Supervisionado em Ensino de História e da educação de jovens e adultos no meio rural, além de História do Brasil republicano e movimentos sociais. Coordenador do NUPEHPE - Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Práticas Educativas. Desenvolvo pesquisas acerca das relações de trabalho, das tensões que cercam o ensino de história; da educação popular negada - e das formações não formais, perspectivando os diálogos das memórias das populações brasileiras, do cotidiano de trabalhadores, relação campo e cidade, capitalismo e exploração, dentre outros.
Prof.ª Ma. Karlla Vieira do Carmo
Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Especialização em Formação de Professores pela PUC-Goiás (2005) e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências pela UnB (2012). Já atuou como professora de Ciências e Biologia em séries do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos tanto na rede pública estadual de ensino quanto em instituições privadas. Atualmente, é professora efetiva no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão das disciplinas de Ensino de Ciências e Biologia e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, e Coordenadora do PIBID Ciências Biológicas na mesma instituição. Experiência de Pesquisa em Ensino de Biologia.
MINICURSOS
Prof. Dr. Henrique Senna
Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989), doutorado em Mineralogia na Universität Johannes Gutenberg Mainz (1999) e pos-doutorado em Mineralogia e Caracterização Mineral na Universidade de Brasília (2000-2003) como bolsista-recem doutor.Tem experiência em Geociências, na área de Mineralogia, Cristalografia, Cristaloquímica, Mineralogia Analítica e Aplicada e Caracterização Mineral. Possui domínio de técnicas de análises química, mineral e de fases sólidas (microssonda eletrônica, microscopia eletrônica de varredura e difratometria de raios X), grande familiaridade com a rotina de laboratórios, na coleta, análise e interpretação de dados. Atualmente é o subcoordenador do curso de Engenharia de Minas, UFG/CAC.
Prof. Dr. André Carlos Silva
Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003), doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2015) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Revista Escola de Minas (REM), Espaço em Revista, Exacta e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.
Prof. Dr. Luiz Carlos do Carmo
Mestre e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e pesquisador na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, nos cursos de História E Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em História. Atuo em atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca dos elementos da história das práticas educativas, dos processos formativos, no núcleo de formação de professores no Estágio Supervisionado em Ensino de História e da educação de jovens e adultos no meio rural, além de História do Brasil republicano e movimentos sociais. Coordenador do NUPEHPE - Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Práticas Educativas. Desenvolvo pesquisas acerca das relações de trabalho, das tensões que cercam o ensino de história; da educação popular negada - e das formações não formais, perspectivando os diálogos das memórias das populações brasileiras, do cotidiano de trabalhadores, relação campo e cidade, capitalismo e exploração, dentre outros.
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