Qual é a proposta de trabalho?
- Tendo em vista as atribuições descritas no referido regulamento e a partir de orientações e da troca de experiências com outros Campus do Instituto Federal Goiano sobre o funcionamento de seus Núcleos já em funcionamento, propõe-se as seguintes atividades a serem desenvolvidas pelo referido Núcleo:
- Organizar, juntamente com as coordenações dos cursos e direção de ensino, a semana pedagógica que antecede o início dos períodos letivos, planejando as atividades a serem desenvolvidas, bem como acompanhar a sua execução;
- Organizar, juntamente com as coordenações dos cursos e direção de ensino, a recepção dos novos estudantes, propondo e tentando viabilizar as atividades a serem desenvolvidas, como: apresentação da equipe de professores, demais servidores e os departamentos do Campus e suas principais atribuições, o ambiente e estrutura escolar disponível para os alunos, apresentação dos cursos ofertados por sua coordenação, palestras, entre outros;
- Organizar a distribuição dos livros didáticos, conscientizando os alunos sobre o seu uso adequado e adotando medidas que assegurem a devolução dos livros reutilizáveis no final do ano letivo, bem como no caso de transferências e desistências do curso;
- Ajudar na organização das reuniões de pais, providenciar junto ao Registro Escolar a impressão dos boletins, elaborar os convites da reunião e providenciar a sua entrega para os alunos, bem como receber a 2º via com o ciente dos pais;
- Orientar a elaboração dos planos de ensino, conforme modelo adotado pelo Campus em consonância com a legislação vigente e PPC do curso, propondo adequações quando necessárias;
- Propor melhorias nas atividades pedagógicas sempre que julgar necessário;
- Organizar, juntamente com a Assistência Estudantil, o processo de escolha do líder de sala. No próximo ano, 2017, sugere-se realizar a escolha via Edital, com a certificação dos escolhidos;
- Acompanhar, juntamente com a Assistência Estudantil, a formação do Grêmio estudantil, assim que manifestado o interesse de sua formação pelos estudantes;
- Adotar medidas para combater e evasão escolar, tais como: conversar com os pais/responsáveis pelos alunos antes de conceder a transferência de escola (verificar os motivos da saída dos alunos), para poder atuar nas suas causas (preencher questionário); tentar resgatar os alunos faltosos, ligando para os pais em busca das causas das constantes ausências, entre outras ações;
- Levar para as coordenações as reclamações dos alunos a respeito de outros discentes, professores e demais servidores. Instruir os líderes de sala que as reclamações devem ser feitas por escrito em nome da sala. Buscar soluções conjuntas para os problemas apresentados;
- Fazer parte da comissão disciplinar;
- Participar dos conselhos de classe, sugerindo melhorias para o processo pedagógico sempre que julgar necessárias, bem como para captar informações acerca do processo;
- Realizar reuniões periódicas entre seus membros e, se necessário, outros integrantes da comunidade escolar, para buscar soluções conjuntas para os problemas encontrados;
- Fornecer orientações sobre a legislação aplicável a educação, bem como PPC dos cursos, sempre que consultado. Buscando instruções junto aos órgãos/setores que a possuam quando necessário.
- Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
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