Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Estrutura Física

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 16h53 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 17h20 | Acessos: 7002

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano possui uma área total de 192 hectares, abrigando a sede administrativa, dependências e espaços de formação profissional. No núcleo administrativo, são três pavilhões que abrigam as diretorias e gerências de área, além da estrutura da diretoria-geral, salas de professores, salas de núcleos e outros departamentos administrativos, como de Compras e Licitações, Tecnologia da Informação e Comunicação Social.

As salas de aulas estão dispersas no Campus em três pavilhões – C, D, e E – próximos à sede administrativa, destinados majoritariamente a aulas dos cursos técnicos, além de outros três pavilhões localizados na parte alta da unidade – F, G e H –, que concentram as aulas das graduações. No entanto, a destinação não é fixa a um ou outro curso, havendo casos de compartilhamento das estruturas por cursos de níveis diferentes, conforme o turno de oferta.

Os pavilhões acima mencionados também abrigam o core de laboratórios da Instituição, como os laboratórios de Química, Biologia, Instrumental, Zoologia, Microbiologia, Física, Geomática e Práticas Pedagógicas, bem como de Informática, Manutenção e Redes de Computadores, Gerência de Projetos e Engenharia de Software, Dispositivos Móveis e Práticas de Desenvolvimento de Software. Outros, como os laboratórios de Anatomia Animal, de Solos, de Fruticultura, de Fisiologia Vegetal e o complexo de Laboratórios Educativos de Produção são encontrados espalhados pelo Campus, aproveitando o amplo espaço físico da Instituição.

O complexo esportivo do Campus Ceres, seguramente o maior entre as IES da região, congrega campo de futebol, quadras de areia e coberta, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, piscina semiolímpica e laboratório de práticas corporais. Junto a ele, soma-se as trilhas ecológicas, mantidas como projeto de Extensão permanente, e que possibilitam a prática de exercícios físicos em um ambiente plenamente integrado ao meio ambiente, que, inclusive, serve de espaço para a realização da anual Corrida Ecológica do Campus.

Em se tratando de espaços para a execução das políticas de Assistência Estudantil, a unidade dispõe do Restaurante Estudantil, onde são servidas refeições diárias em três turnos, preparadas sob supervisão de nutricionista, além do Complexo de Residências Estudantis Masculina e Feminina, atualmente composto de cinco casas, posicionadas em locais estratégicos para garantir privacidade e segurança dos estudantes, e que ofertam vagas para estudantes dos cursos técnicos e de graduação.

A estrutura de ensino, pesquisa e extensão é fortalecida pela Biblioteca, que a partir de 2015 passou a operar em instalações mais modernas e adequadas à grande quantidade de estudantes que circulam pelo campus, e pelo Auditório Multifuncional, com capacidade de 750 pessoas sentadas, adequado para realização dos grandes eventos técnico-científicos e solenidades de formatura e colações de grau promovidas pelo Campus Ceres. Soma-se a esses espaços o novíssimo Prédio das Pós-Graduações, inaugurado em 2021 e que dá lugar a salas para coordenações de curso e laboratórios específicos para as pesquisas desenvolvidas pelos mestrados profissionais e especializações da Instituição. O prédio, bem localizado entre o Auditório e os blocos F, G e H, conta com amplo estacionamento e um auditório dedicado, capaz de recepcionar até 200 pessoas.

Por fim, há ainda o Centro de Equoterapia do Campus Ceres, que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ceres, atende a crianças e jovens portadores de necessidades especiais, trabalhando em prol de sua reabilitação e inserção social. O Centro de Equoterapia se revela também um ambiente propício ao aprendizado e estágio para estudantes do campus e de outros cursos envolvidos com a área da saúde.

Fim do conteúdo da página