Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Câmpus Ceres participa da mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Câmpus Ceres participa da mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 11h01 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 22h10 | Acessos: 1541

Encabeçada pelo MEC e em acordo a decreto da Presidência da República, mobilização de órgãos da Educação ocorreu em todo o país, para força-tarefa de conscientização e combate aos focos de reprodução do transmissor do vírus Zika, dengue e febre Chikungunya

Diretor-Geral do Câmpus Ceres (ao centro) e membros da Comissão Local
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira, 19 de fevereiro, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou da mobilização nacional em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika. O ato, orientado pelo Ministério da Educação, ocorreu em escolas e universidades públicas do país, em níveis municipais, estaduais e federal.

As ações de mobilização fazem parte do disposto no Decreto Presidencial nº 8662, de 01 de fevereiro de 2016, o qual, dispondo sobre “adoção de medidas rotineiras de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti”, pede que providências de apoio sejam tomadas pelos órgãos e demais entidades do Poder Executivo federal, a fim de auxiliar na conscientização e no combate aos focos do mosquito.

No Câmpus Ceres, os trabalhos foram iniciados com a formalização da Comissão Local responsável pela sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza das instalações do câmpus. Este grupo de trabalho é formado por servidores da Extensão, Assistência Estudantil, e Apoio Pedagógico da unidade.

As atividades de mobilização ocorreram durante todo o dia da sexta-feira: pela manhã, representantes da Comissão Local apresentaram-se durante reunião de planejamento dos servidores técnico-administrativos, e incluíram, na programação desta, orientações sobre o combate ao mosquito, além de palestra sobre doenças por ele transmitidas.

Já no período da tarde ocorreram ações de conscientização, vistoria e limpeza em diversas repartições da instituição, como departamentos de produção animal e áreas administrativas.

Pelas mãos dos estudantes – Além dos servidores, os estudantes do Câmpus Ceres também foram incentivados a auxiliar no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. No caso deles, as ações ocorreram durante gincana de recepção dos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, como uma das provas da competição.

Essa consistia em recolher entulhos e demais itens que, deixados no ambiente, serviriam como recipiente para aprisionar água da chuva e propiciar a procriação do mosquito. A pontuação da prova foi calculada com base na quantidade de entulho recolhido (medida por peso).

Gerente de Extensão e coordenador da Comissão Local, Rangel Rigo (à dir.), durante orientações sobre a campanha

Servidores Rangel Rigo e Nara Moreira, da Comissão Local, durante força-tarefa para recolhimento de entulhos

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Ceres
Imagens: Kleyton Valle, da Gerência de Extensão - Câmpus Ceres