Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Iniciação Científica: últimos dias para inscrições

Iniciação Científica: últimos dias para inscrições

Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 15h20 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 07h50 | Acessos: 606

Editais são para programas de Iniciação Científica, em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e modalidade de Ações Afirmativas. Há vagas para Ensino Médio Integrado e graduações

Estão abertas, até o próximo domingo, 28 de maio, as inscrições para seleção de bolsistas e voluntários para programas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). As vagas se destinam a estudantes do Ensino Médio Integrado e dos cursos de graduação.

São ao todo quatro editais abertos, com oportunidades para diferentes perfis. Conheça as principais características de cada um, começando pelos destinados aos estudantes de graduação (cursos superiores):

• Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, para bolsistas (Pibiti/ CNPq/ IF Goiano) e voluntários (Piviti): são projetos voltados para atuação em projetos específicos, com foco em inovação;
  • Iniciação Científica para bolsistas (Pibic/ CNPq/ IF Goiano) e voluntários (Pivic): a Iniciação Científica é destinada a formar novos pesquisadores, que participarão em projetos de pesquisa contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, orientação adequada por pesquisador qualificado, individual e continuada.
  • Iniciação Científica na modalidade Ações Afirmativas (Pibic-AF e Pivic-AF): vagas específicas para grupos sociais vulneráveis (cotistas sociais, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência).

Para os estudantes do Ensino Médio Integrado a oportunidade é para os programas de Iniciação Científica EM, para bolsistas (Pibic-EM/ CNPq/ IF Goiano) e voluntários (Pivic-EM), com os mesmos objetivos dos programas Pibic e Pivic para os cursos de graduação.

Inscrições  e participação - As inscrições dos projetos deverão ser feitas diretamente no Suap, sempre pelo docente ou técnico administrativo que irá atuar como coordenador do projeto. Estudantes no último ano do Ensino Médio Integrado e no penúltimo período de cursos de graduação também poderão participar dos projetos, mas, nesse caso, o projeto terá de durar apenas seis meses ou fazer a substituição do bolsista, após sua conclusão no curso.

Áreas macroprioritárias - Existem 10 áreas de pesquisa que são prioridade para estudos realizados no Campus Ceres (confira quais são aqui). Não é obrigatório que os projetos se enquadrem em uma dessas áreas, mas aqueles que estiverem inseridos em umas delas receberão pontuação máxima. Para inseri-lo, é necessário que a indicação da área macroprioritária seja feita por escrito nas seções de introdução ou metodologia do projeto.

Diretoria de Comunicação Social (adaptada pela COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres)