Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza seu II Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação

Campus Ceres realiza seu II Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 14h01 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 19h19 | Acessos: 395

Evento traz participantes de outras instituições, como UEG e Faculdade Evangélica, e mais de 180 trabalhos científicos. Programação segue até sábado, 24

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

O pesquisador Matias Noll, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Ceres, e coordenador do evento

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza, entre 21 e 24 de junho, seu segundo Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação. O evento congrega as áreas de cursos ministrados na unidade, como Ciências Agrárias, Tecnologia da Informação e Educação, além de outros temas de ciências humanas, exatas e da natureza. A solenidade de abertura ocorreu na noite da última quarta-feira, 21, trazendo nomes de peso da área de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Com mais de 180 trabalhos inscritos, o congresso chama a atenção pela sua amplitude em participação e abrangência temática. Na opinião do diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, trata-se de uma oportunidade única para estudantes de Ensino Médio e, principalmente, das graduações de todo o Vale de São Patrício, que muitas vezes precisariam se deslocar a Goiânia ou outras capitais para vivenciarem um evento acadêmico de mesmo porte.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, lembrou que, ao fazer pesquisa aplicada de qualidade e buscar o engajamento dos estudantes e da sociedade, o Campus Ceres mostra seu compromisso com o desenvolvimento regional e local. Ele enfatizou a “densidade” das atividades realizadas pelo Campus, em todos os eixos, possibilitando “educação de excelência, que promove a autonomia do indivíduo”.

Na mesma linha discursou o coordenador-geral de Ambientes Inovadores do Ministério Da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Leonardo Sousa de Freitas, ao trazer à tona a responsabilidade das instituições públicas de ensino para o desenvolvimento do Brasil. “É preciso colocar a academia para pensar o Brasil, resolver os problemas complexos do País. Nosso papel é usar tudo o que o Estado fornece para alcançar esse objetivo, e lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, e Leonardo de Freitas, do MCTI (à dir.)

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, arrematou as falas da solenidade, lembrando da experiência de outras nações em relação ao alcance da soberania nacional, que hoje, inevitavelmente, perpassa pelo desenvolvimento tecnológico. “Nós precisamos fazer um esforço conjunto pelo avanço científico”, disse, parabenizando a iniciativa do Campus pela promoção do evento. “Um país que queira estar na vanguarda do processo precisa se preocupar com a inovação”, concluiu.

O desenvolvimento científico e tecnológico e o futuro nacional – A abertura do evento foi seguida pela mesa redonda A importância da ciência e pesquisa científica para o futuro do Brasil. Os palestrantes convidados foram Leonardo Freitas e Eder Sanches, ambos do MCTI, e Gabriel de Paula, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em suas apresentações, eles trouxeram as iniciativas públicas para o tema, no Brasil e em âmbito estadual, muitas delas ainda subaproveitadas pelas instituições de ensino e pesquisa.

Pensando no panorama de inovação do Brasil e de Goiás, Freitas e Paula apresentaram os programas e agenda de desenvolvimento de start ups e fomento a projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, além das linhas de ação do MCTI e da Fapeg.  Já Sanches, tratando da popularização da ciência, inclusive entre crianças e jovens, apresentou o portifólio de opções do MCTI para exposições e eventos itinerantes, seja em escolas ou em ambientes públicos das cidades, bem como a própria Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior iniciativa do gênero no País, e que em 2023 completa 20 anos de existência.

Eder Angelo Sanches, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI

>>> Confira a programação do evento

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres