Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres participa de GT para regularizar Memorial Bernardo Sayão

Campus Ceres participa de GT para regularizar Memorial Bernardo Sayão

Publicado: Sábado, 25 de Novembro de 2023, 12h49 | Última atualização em Domingo, 17 de Dezembro de 2023, 03h54 | Acessos: 419

Iniciativa envolve lideranças de diversos setores do município. Grupo de trabalho dará seguimento nos trâmites para regularização e reconhecimento do memorial

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriel Pereira

Na última quarta-feira, 22 de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou uma reunião com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson Guimarães, a Ceres. A reunião, organizada por lideranças políticas e sociais do município, teve o objetivo de tratar da regularização do memorial Bernardo Sayão.

O memorial foi uma iniciativa particular de José Buriti, morador de Ceres, para preservar a história da cidade, por meio do resgate e conservação de artefatos diversos e até mesmo automóveis. Hoje o acervo já congrega mais de 3.500 peças, desde a fundação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás, na década de 1940, e funciona na antiga casa do engenheiro Bernardo Sayão, responsável pela construção da colônia.

“Nós procuramos o Iphan, agendamos uma conversa com o Pedro Wilson, que é o superintendente do Estado de Goiás, para ver de que forma eles podem nos ajudar”, explica Inês Brito, uma das responsáveis pela reunião, e que lidera, junto a José Buriti, a empreitada. “Sabemos que tem o Ibram, que é o Instituto Brasileiro de Museus, que também é um órgão que a gente vai procurar, mas como a gente já tinha acesso ao Pedro, como uma liderança que já conhece [o memorial] e tem disposição para nos ajudar”, explica.

Além das lideranças do município, o encontro teve a presença de gestores do Campus Ceres, como o diretor-geral, Cleiton Mateus, e a gerente de Extensão, Marcela França. Para Cleiton, que já acompanha o trabalho de preservação do memorial, a iniciativa é de extrema importância para valorização e preservação da história do município e de seus impactos na região.

A partir da regularização, a ideia é que o Campus Ceres, assim como outras IES sediadas na cidade, possam contribuir com o projeto, atuando como parceiros tanto para a divulgação quanto para a organização do espaço. “Fizemos uma comissão de trabalho para dar andamento a este projeto. Em Ceres, o IF Goiano entrou como representante das universidades, por meio do diretor Cleiton”, explica Inês, explicitando a participação e interesse da Instituição no projeto do futuro museu.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres