Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Prorrogada submissão de trabalhos para Feira de Ciência e Tecnologia

Prorrogada submissão de trabalhos para Feira de Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h15 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 07h55 | Acessos: 941

Estudantes podem inscrever seus projetos até 15 de setembro, conforme retificação do cronograma. Podem participar estudantes de cursos de Nível Médio, de quaisquer instituições brasileiras, e de cursos superiores, estes últimos como coorientadores

As submissões de trabalho para a 18ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres estão prorrogadas até 15 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, pela página do evento. O tema da Feira – A matemática está em tudo – segue a definição temática atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para os eventos que nortearão a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017.

Podem participar como expositores de trabalhos os estudantes dos cursos de Nível Médio do Instituto Federal Goiano e de demais escolas das redes pública ou privada de Educação. Os trabalhos poderão ser submetidos individualmente, em duplas ou trios, além do orientador e coorientador, se houver. Embora a inscrição como autor seja restrita a estudantes dos cursos técnicos ou de Ensino Médio, os acadêmicos de cursos superiores poderão atuar como coorientadores nos trabalhos.

Ao inscrever o trabalho, este deverá ser submetido no formato de resumo, conforme o disposto no regulamento da Feira. Para sanar possíveis dúvidas, a comissão organizadora disponibilizou modelos de resumos, na página do evento. É importante que o trabalho se enquadre em uma das 10 categorias propostas pelo evento, que são:

• 1. Matemática e atividades lúdicas;
  • 2. Matemática e Inclusão;
  • 3. Tecnologia da Informação;
  • 4. Agricultura e Agroindústria;
  • 5. Zootecnia e Veterinária;
  • 6. Ciências da Saúde;
  • 7. Ciência Ambiental;
  • 8. Ciências da Natureza;
  • 9. Ciências Humanas e Sociais; e
  • 10. Artes, Letras e Linguística.

O evento –
 A XVIII Feira de Ciência e Tecnologia ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017. A partir do tema, a comissão organizadora espera “incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas para novas tecnologias, com o apoio da matemática como um importante instrumento de pesquisa científica”. Além do caráter científico-tecnológico do evento, a Feira de Ciência e Tecnologia também se destaca por divulgar conhecimento e inovações à sociedade, especialmente à comunidade de Ceres e dos municípios do Vale de São Patrício. A solenidade de abertura da Feira está prevista para as 8h do dia 23 de outubro, no próprio Campus Ceres.

A matemática está em tudo? – Conforme o MCTIC, a escolha do tema para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 tem intenção de evidenciar como a matemática integra todo o nosso cotidiano. “A Matemática explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina. Ela está tão presente na nossa vida cotidiana, que, às vezes, a gente nem nota”, informa a página do Ministério.

Para não deixar dúvidas sobre a relevância do tema, o MCTIC elencou 11 situações em que a matemática é fundamental, entre elas:

• A contagem matemática está no nosso calendário, estabelecendo dias, meses e estações do ano;
  • A Matemática é essencial à Medicina e está presente ainda na indústria farmacêutica;
  • A estatística é uma área da matemática capaz de revelar tendências quando se trata de grandes quantidades, como em pesquisas eleitorais ou no comportamento da bolsa de valores;
  • A Matemática está presente na nossa economia doméstica – cálculo do troco, dos juros, das finanças diversas;
  • A geometria é aplicada diretamente pelos engenheiros e arquitetos em seus projetos;
  • A criação de computadores, smartphones e tecnologias ligadas a eles, como a Internet, só foi possível por causa da Matemática e seu código binário;
  • Atletas de elite usam ferramentas matemáticas sofisticadas para maximizar suas performances;
  • A Matemática está presente na aviação e até mesmo fora da Terra, para medir a distância entre os planetas.

Ascom Campus Ceres
(Com informações da Coordenação de Projetos e Espaços de Divulgação Científica/ MCTIC)