A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2015, 16h21 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 17h00 | Acessos: 2286


As Instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são originárias, em grande parte, das 19 escolas de aprendizes artífices instituídas por um decreto presidencial
de 1909, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha. Essas escolas, inicialmente subordinadas ao Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, foram transferidas em 1930 para a supervisão do Ministério da Educação e Saúde Pública. Sete anos depois foram transformadas nos Liceus Industriais. Um ano após o ensino profissional ser considerado de nível médio, em 1942, os Liceus passaram a se chamar escolas industriais e técnicas e em 1959, Escolas Técnicas Federais – configuradas como autarquias.

Ao longo desse tempo, constituiu-se uma rede de escolas agrícolas – as Escolas Agrotécnicas Federais. Esse ensino técnico teve ênfase numa época em que o Brasil, em franco desenvolvimento agrícola e industrial, necessitava ampliar seu contingente de mão-de-obra técnica especializada. Na mais recente dessas transformações nasce o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), criado por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, juntamente com outros 37 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As novas instituições são frutos do reordenamento e da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, iniciados em abril de 2005.

O Campus Campos Belos iniciou suas atividades de ensino no mês de agosto de 2014 ofertando duas turmas do curso técnico em Informática (na modalidade Concomitante e Subsequente) totalizando 80 vagas, para os períodos matutino e vespertino. O
mesmo ocorreu no primeiro semestre de 2015, entretanto, além das duas novas turmas de Informática, os cursos técnicos de Administração, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho passaram a ser ofertados na modalidade Ensino à Distância, totalizando 240 vagas para estes cursos. Para o segundo semestre de 2015, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso técnico em Comércio, sendo uma turma para a modalidade integrado ao ensino médio (PROEJA) e outra na modalidade Concomitante/Subsequente.

Em 2017, o IF Goiano - Campus Campos Belos está ofertando cursos gratuitos nas seguintes áreas: Agropecuária, Comércio, Informática e Pós Graduação Lato Sensu.

A modalidade do Curso técnico integrado ao ensino médio é aquela que contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certificação de formação profissional, de nível técnico, na área do curso. Nessa modalidade oferecemos dois cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática para Internet.

A modalidade Concomitante/Subsequente é voltada àqueles candidatos que já estão cursando o Ensino Médio em outra instituição ou que já concluíram o Ensino Médio e que desejam obter diploma profissionalizante. Nessa modalidade oferecemos dois cursos: Técnico em Comércio e Técnico em Informática para Internet.

Fim do conteúdo da página